7 Erros comuns ao usar detergente de louça e como Evitá-los
Detergente de louça pode causar danos em certas superfícies. Saiba como usar corretamente e manter sua cozinha segura e limpa
O detergente de louça é indispensável na rotina de limpeza da cozinha, mas muitas vezes não utilizamos esse produto da maneira mais adequada. Muitos desconhecem haver superfícies e materiais nos quais o uso de detergente pode ser prejudicial.
Para evitar danos e garantir uma limpeza eficiente, é fundamental conhecer as limitações do detergente de louça. Este artigo destaca algumas situações em que você deve evitar o uso desse produto, proporcionando dicas práticas para manter sua cozinha limpa e segura.
Alguns erros frequentes com o uso do detergente podem comprometer a limpeza e até a saúde
8 erros comuns na utilização de detergente de louças
Em primeiro lugar, ao escolher um detergente, é essencial focar no seu poder de limpeza e não apenas no aroma ou no preço. A variedade de tipos no mercado pode ser confusa, mas priorizar a eficiência é fundamental para garantir a remoção de sujeira e gordura.
No entanto, é preciso ter atenção com os erros cometidos em relação ao uso do detergente, confira os 7 principais:
LEIA MAIS: 8 maneiras de afastar os mosquitos indesejados da sua casa
Evite lavar as mãos com detergente
Mesmo os detergentes “para peles sensíveis” não são indicados para lavar as mãos. Isso porque, eles podem ressecar e enfraquecer a pele. Então, use sempre um sabonete específico para as mãos.
Cuidado com o excesso
Além disso, usar muito detergente não agiliza a lavagem. Na verdade, pode prolongá-la devido à grande quantidade de espuma, dificultando o enxágue. Portanto, utilize a quantidade recomendada para obter melhores resultados.
Evite detergente em tábuas de corte de madeira
A madeira é porosa e absorve o detergente, liberando-o posteriormente nos alimentos. Assim, para limpar tábuas de corte, prefira soluções naturais como sal com limão ou bicarbonato de sódio com vinagre branco.
Nunca use detergente em telas
As telas dos dispositivos acumulam bactérias e precisam ser desinfetadas regularmente, mas o detergente de louça não é adequado para isso. Porém, utilize produtos específicos para telas para evitar danos.
LEIA MAIS: Colocar água no shampoo faz mal para o cabelo?
Não coloque detergente na máquina de lavar roupa
Detergente de louça não deve ser usado na máquina de lavar roupa, pois causa excesso de espuma e pode provocar transbordamento. Além disso, detergentes de louça são excelentes para gordura e resíduos de alimentos, mas podem ser ineficazes para outras sujidades, como manchas em roupas ou sujeira.
Então, use apenas produtos específicos para máquinas de lavar roupa
Não misture detergente com água sanitária
Misturar detergente com água sanitária libera gases tóxicos perigosos. Então, nunca faça essa combinação, pois pode causar queimaduras, cegueira temporária e problemas respiratórios.
Incompatibilidade com Aparelhos Eletrônicos
Produtos de limpeza específicos para eletrônicos são formulados para evitar danos a componentes sensíveis. O uso de detergente de louça pode deixar resíduos que interferem no funcionamento ou causam corrosão.
Não use detergente para lavar o carro
Os componentes químicos do detergente de louça podem danificar a pintura do carro. Assim, use produtos específicos para lavar automóveis.
Que tal fazer seu próprio detergente?
Você pode fazer detergente caseiro de forma simples e ecológica. Para preparar, você vai precisar de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 litro de água, 4 colheres de sopa de sabão ralado e 2 colheres de sal grosso e óleo essencial.
LEIA MAIS: Cozinhe sem stress! 8 substituições geniais para salvar a refeição
Modo de preparo:
- Primeiro, rale o sabão e coloque a água para ferver em uma panela grande.
- Adicione as lascas de sabão à água fervente e abaixe o fogo. Mexa até dissolver;
- Acrescente o sal grosso e o bicarbonato de sódio, misturando até obter uma mistura homogênea;
- Deixe esfriar completamente. Quando estiver em temperatura ambiente, despeje o detergente em uma garrafa prática;
- Por fim, adicione 10 gotas de óleo essencial para um aroma agradável e propriedades desinfetantes.
Comentários estão fechados.