Cidade brasileira foi eleita, na Espanha, como a mais inteligente do mundo. Confira!
Uma capital brasileira recebeu o prêmio de cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona. Veja mais!
Curitiba recebeu o prêmio de cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona (Espanha). É considerada uma das principais competições internacionais da área, que busca reconhecer ideias e estratégias inovadoras que tornam as cidades mais sustentáveis e habitáveis.
A capital do Paraná foi a vencedora na categoria “Cidades”, superando as finalistas Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Makati (Filipinas), Izmir (Turquia) e Sunderland (Inglaterra). É a primeira vez que Curitiba recebe o prêmio e a quinta vez que fica entre as seis cidades mais inteligentes do mundo.
LEIA MAIS: Sabia que existem IAs que podem indicar livros ideais para você? Veja como!
Entre as iniciativas que garantiram o prêmio de cidade mais inteligente do mundo a Curitiba estão:
Inclusão digital
A capital paranaense é uma das primeiras do país a receber o 5G, além de promover programas de inclusão digital, como o Wi-fi Curitiba, que oferece internet gratuita em 310 pontos da cidade.
Além disso, existem aplicativos que oferecem cerca de 600 serviços e informações públicas, como o Saúde Já, 156, Curitiba App e Nota Curitibana.
Meio ambiente
A cidade inaugurou no ano passado a Pirâmide Solar de Curitiba, uma usina fotovoltaica que converte a energia solar em energia elétrica. Além disso, a capital conta com o programa Curitiba Mais Energia, responsável por instalar painéis fotovoltaicos em diversos pontos.
Um dos objetivos da cidade é reduzir a emissão de gases do efeito estufa até 2050. Para alcançar essa meta, tem o apoio dos programas 100 mil árvores e Amigo dos Rios.
Eletromobilidade
A partir desse ano a capital paranaense começa a testar ônibus elétricos. Para contribuir com a sustentabilidade, a cidade conta também com uma rede de bicicletas compartilhadas (mecânicas e elétricas), além da frota de táxi, que são em sua maioria elétricos. Veículos eletrificados também estão presentes na Guarda Municipal.
LEIA MAIS: 17 palavras francesas que você usa no dia a dia e não sabe
Inovação
Para contribuir com a inovação, a cidade criou o Vale do Pinhão, cuja principal ação é o Tecnoparque, que incentiva o desenvolvimento de empresas de base tecnológica.
Existem também programas de capacitação e geração de empregos, como a Escola de Inovação de Curitiba, Curitiba Empreendedora, Liceus de Ofícios Criativos, 1° Empregotech, Bom Negócio e Empregotech 40+.
Comentários estão fechados.