5 truques para detectar se uma pessoa está mentindo na sua cara

Há alguns sinais que podem ser certeiros!

Você já se pegou pensando se dá para perceber se alguém está mentindo assim, na sua cara? Pois é, não é tão simples quanto parece, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a ficar mais esperto nessa arte de detectar mentiras.

Primeiro, vamos combinar: mentir não é legal, né? Mas acontece que todo mundo já soltou uma mentirinha aparentemente inocente para não magoar alguém ou se livrar de uma saia justa. A questão é que às vezes a gente precisa saber quando estão tentando nos passar para trás, pois pode ser que a inverdade não seja tão leve assim.

Sabe por onde começar? Pela comunicação não verbal, ou seja, a linguagem corporal. Sim, aquela história de que o corpo fala não poderia ser mais verdadeira! Gestos, caras e bocas, bem como a postura da pessoa, contam muito mais do que você imagina. Podemos ir além: mais da metade do que a gente comunica é através do nosso corpo.

Leia mais: 11 passos para começar o dia com foco no bem-estar!

Antes de detectar mentiras, saiba o que ela é!

Antes de tudo: o que, exatamente, é uma mentira? Segundo a Real Academia Espanhola, trata-se de uma manifestação contrária ao que se sabe, acredita ou pensa. Ou seja, uma afirmação que vai contra algo cuja verdade tem até comprovações.

No entanto, isso difere de simplesmente contradizer uma crença. Por exemplo, teimar que dois mais dois são cinco, quando, na verdade, o resultado é quatro. De modo geral, a mentira diz mais respeito a contextos sociais. É quando você sabe que um colega de trabalho se ausentou porque viajou de férias, mas mentiu que estava doente.

Sendo assim, mentir pode ter diversas motivações. Ou seja, de evitar ferir sentimentos até obter benefícios pessoais, as razões são tão variadas quanto complexas.

De fato, algumas pessoas são mentirosas natas e raramente são descobertas. Contudo, o corpo frequentemente revela o que as palavras tentam ocultar.

Leia mais: Pensar dói? Entenda por que o esforço mental pode ser desagradável!

Sinais corporais que podem revelar mentiras

5 técnicas para detectar mentiras pela linguagem corporal
A linguagem corporal é essencial para detectar mentiras. Foto: Freepik.

Em fala ao site Infobae, o especialista em comunicação não-verbal Marcelo Munhoz aponta que a linguagem corporal representa 55% da comunicação. Enquanto isso, o tom de voz corresponde a mais de 30%. Por fim, ficam apenas 7% para as palavras propriamente ditas.

E é aí que a gente consegue detectar mentiras e, assim, evitar que sejamos enganados. A princípio, alguns sinais que merecem atenção incluem:

  • Gestos de nervosismo ou inquietação excessiva
  • Contradições entre o discurso verbal e não verbal
  • Uso frequente de frases de preenchimento sem justificativa
  • Evitar contato visual ou olhar excessivamente para os lados
  • Mãos inquietas ou escondidas

Porém, vale lembrar que esses indicadores não são provas definitivas de mentira. Só para ilustrar, a pessoa pode ficar nervosa por outras razões, como insegurança e um contexto pessoal.

Ademais, mesmo as diferenças culturais podem influenciar o comportamento não verbal de uma pessoa. Aliás, é bem importante prestar atenção nisso, pois o que, no seu país, pode parecer incomum, em outro é totalmente normal.

Leia mais: 6 técnicas pouco conhecidas para conquistar alguém de verdade

Então, como fazer o julgamento correto?

Sendo assim, a chave para uma avaliação mais precisa sobre detectar mentiras está na observação holística. Por exemplo, considere o histórico da pessoa, bem como a mensagem verbal e o contexto geral da situação. Geralmente, a incongruência entre o que e como é dito muitas vezes é mais reveladora do que qualquer sinal isolado.

Ainda assim, embora a comunicação não verbal ofereça pistas, a detecção de mentiras não é uma ciência exata. Pelo contrário, é uma habilidade que requer prática, observação cuidadosa e, acima de tudo, uma abordagem equilibrada. Assim, precisa respeitar a complexidade das interações humanas.

Ao desenvolver sua capacidade de leitura da linguagem corporal, você não melhora suas habilidades de detecção de mentiras, além de aprimorar sua compreensão geral da comunicação humana. Ah, e lembre-se sempre de usar esse conhecimento de forma ética e responsável.

Falando em mentira, saiba sete das que te contaram na infância, mas você ainda acredita

Comentários estão fechados.