Visão dos gatos: afinal, esses pets podem ver espíritos?
Os gatos têm uma percepção visual que lhes permite detectar coisas que os humanos não conseguem ver
As teorias e especulações sobre a visão dos gatos são muitas. Será que eles enxergam no escuro? Os olhos dos felinos veem em cores diferentes dos nossos? Gatíneos veem espíritos? Pois é, tudo isso é fruto da fascinação e curiosidade diante do comportamento dos bichanos. Quem convive com eles que o diga!
Afinal, que tutor ou tutora já não flagrou seu pet olhando fixamente para um ponto específico do teto ou da parede, como se visse algo que ninguém mais consegue? Então, o que será que os gatos realmente veem nessas situações?
De fato, os gatos possuem, sim, sentidos muito mais desenvolvidos que os humanos. Isso consequentemente lhes permite identificar coisas com maior facilidade, sobretudo em situações complicadas. Essa superioridade sensorial é resultado de milhões de anos de evolução que aperfeiçoaram suas habilidades de caça e sobrevivência.
Leia mais: Quanto tempo e com que frequência caminhar com seu cachorro?
Um dos superpoderes da visão dos gatos: enxergar à noite
Respondendo a uma das perguntas que fizemos lá em cima: os gatos possuem visão noturna. Aliás, esta é apenas uma das características mais impressionantes deles. Essa possibilidade vem de uma estrutura especial em seus olhos chamada tapetum lucidum.
De modo geral, ela faz com que a luz que entra pelos olhos dos felinos se reflita, aumentando a quantidade de luminosidade disponível aos fotorreceptores.
Só para ilustrar, essa adaptação lhes permite ter uma visão noturna até oito vezes melhor que a dos humanos. Mas, essa estrutura não opera sozinha. As pupilas retráteis dos gatos também desempenham seu papel nesse processo. Elas se ajustam para maximizar a entrada de luz em condições de pouca iluminação.
Limitações e diferenças na percepção de cores
Por outro lado, essa vantagem noturna vem com uma desvantagem diurna. O mesmo tecido que melhora sua visão à noite absorve muita luz durante o dia. Em outras palavras, os gatos veem pior em luz brilhante em comparação com os humanos. Inclusive, é por isso que, muitas vezes, eles não enxergam o carro vindo pela rua, o que aumenta os riscos de atropelamento (mesmo à noite).
Ademais, a percepção de cores dos felinos também é mais limitada. Eles, por exemplo, não possuem receptores para a cor vermelha, embora consigam detectar cores como o amarelo e o verde. Isso lhes dá uma paleta de cores menos variada, mas ainda funcional para suas necessidades.
Leia mais: Quanto tempo é seguro deixar seu gato sozinho em casa?
Interpretações e mitos
Embora haja quem acredite que a visão dos gatos inclua presenças sobrenaturais como fantasmas ou espíritos, essas ideias não têm sustentação científica. A explicação mais plausível para aqueles momentos de olharem para o nada é detectarem pequenos insetos. Ou, ainda, partículas de poeira ou movimentos sutis que passam despercebidos por nossos olhos.
E aí, você sabia tanta coisa sobre a visão dos felinos? Seu gatinho também tem a mania de fixar o olhar no invisível?
Comentários estão fechados.