Você viu? Vulcão subaquático entra em erupção e cria nova ilha no Japão

A erupção do vulcão subaquático em Ogasawara pode ter dado origem a mais recente formação geológica do planeta

Sempre nos surpreendemos ao assistir notícias na TV com imagens de vulcões “cuspindo” lavas e fogo, mas você sabia que existem vulcões que explodem sob a água? Nesta semana, um vulcão subaquático entrou em erupção no Japão e até formou uma nova ilha!

O fenômeno ocorreu na região de Iwo To, em Ogasawara. Para se ter uma ideia da força, a erupção lançou areia e uma enorme nuvem de cinzas no ar. Logo depois, os moradores relataram o surgimento de uma nova porção de terra, algo que a base aérea da Força de Autodefesa Marítima do Japão confirmou.

O vulcão subaquático deu sinais desde outubro

Diferentemente de algumas erupções repentinas, o vulcão subaquático no Japão dava sinais desde outubro. Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), os alertas de tremores na Ilha Iwoto eram regulares.

Relatórios da agência confirmaram o aumento da área da ilha durante esse período. Isso apontou para a acumulação de rochas e pedras ejetadas da cratera no fundo do mar como responsáveis pela formação da ilhota.

A erupção do vulcão subaquático resultou na emissão de fumaça para os céus. Além disso, a expulsão repetida de jatos foi o que formou a nova ilha, com aproximadamente 200 metros de diâmetro. Essa ilha se tornará a mais recente formação do planeta.

Leia mais: Passaportes? Esqueça! A tecnologia biométrica está transformando as viagens aéreas

Uma ilha que já tem história

A ilha onde fica o vulcão subaquático é notícia há décadas. Iwo Jima foi palco de intensos confrontos na Segunda Guerra Mundial. Foi o cenário de uma batalha histórica entre japoneses e americanos.

Se você não leu sobre isso nos livros de história, saiba que a batalha marcou o primeiro conflito em território japonês durante o conflito. Resultou na morte de quase 30 mil pessoas, sendo 7 mil soldados americanos e 22 mil japoneses.

Além disso, outros eventos deram destaque internacional à região que abriga o intenso vulcão subaquático. Por exemplo, a icônica fotografia de Joe Rosenthal, que capturou militares americanos erguendo a bandeira dos Estados Unidos.

A importância dessa batalha reverberou na cultura, inspirando filmes como “A Conquista da Honra” e “Cartas de Iwo Jima”, ambos dirigidos por Clint Eastwood.

Aliás, o nome “Iwo Jima” foi erroneamente atribuído depois que as tropas japonesas evacuaram os quase mil habitantes, pouco antes da batalha. Localizada no Oceano Pacífico, a ilha fica a sudeste de Tóquio, a cerca de 1.120 quilômetros de distância.

Linguisticamente, “Iwo Jima” e “Two To” possuem o mesmo significado, ambos representando “ilha de enxofre”.

Não foi a primeira ilha proveniente de vulcão

Embora o vulcão subaquático tenha criado a formação mais recente do mundo, o fenômeno não é inédito. No próprio Japão, uma ilha surgiu em 1986 após a erupção em Fukutoku Okanoba.

Você já tinha lido sobre a erupção do vulcão subaquático japonês? Saiba também que o país é famoso por suas tradições e bem-estar.

Comentários estão fechados.