Vulcão mais alto do mundo fica na Argentina (e é incrível)

Ojos del Salado fica a mais de 6.800 metros de altitude na área mais árida do país

Quando falamos em vulcões, sempre nos lembramos de Japão, Islândia e Havaí, por exemplo, né? E quiçá, na Costa Rica, para mencionar a América Latina. Porém, sabia que o vulcão mais alto do mundo está localizado na Argentina? Precisamente, no território andino que divide o país com o Chile.

Estamos falando do imponente Nevado Ojos del Salado, cujo pico alcança 6.893 metros acima do nível do mar. Esta montanha se encontra próxima ao Deserto do Atacama, sendo um grande marco natural não somente pela sua altura, mas também por suas características geográficas singulares.

Sem contar nas inúmeras histórias de aventura e exploração que essa região abriga. Vamos descobrir um pouco mais sobre ele?

A descrição do vulcão mais alto do mundo

Em primeiro lugar, o exato ponto onde o vulcão está localizado serve de fronteira entre a Argentina e o Chile, entre a província argentina de Catamarca e a Região de Atacama, respectivamente.

Essa montanha está extremamente próxima ao Deserto do Atacama, o local mais árido do planeta, o que inclusive adiciona um atrativo único à sua imponência. Localiza-se a apenas 150 quilômetros da cidade de Tinogasta e a 180 quilômetros de Copiapó.

LEIA MAIS: Afinal, café descafeinado é perigoso para a sua saúde?

O Ojos del Salado não se destaca apenas por sua altura recorde, mas também por outros aspectos notáveis! Para exemplificar, o vulcão abriga um lago com cerca de 100 metros de extensão em uma de suas crateras. Esta formação encontra-se no lado argentino, a uma altitude aproximada de 6.390 metros acima do nível do mar. Sendo assim, também é considerado o lago mais elevado do mundo.

Apesar de estimativas apontarem que a última erupção pode ter ocorrido há cerca de 1.300 anos, a atividade vulcânica mais recente se manifestou em 1993. Na ocasião, o vulcão mais alto do mundo emitiu cinzas e fumarolas, revelando sua natureza dinâmica e ainda ativa.

Conquistas e adversidades

Porém, a história das escaladas ao Ojos del Salado não é somente gloriosa. Pelo contrário, está marcada por conquistas e tragédias. Segundo informações do Infobae, o portal Andeshandbook menciona que a primeira expedição bem-sucedida aconteceu em 1937, tendo sido realizada pelos alpinistas poloneses Jan Szszepanski e Justin Wojsznis.

Posteriormente, em 1956, o austríaco Mathias Rebitsch realizou sua própria expedição, escalando o vulcão pelo lado argentino. Contudo, o Ojos del Salado ganhou destaque em 2021, quando um alpinista argentino veio a óbito após sofrer uma descompensação durante a expedição. Detalhe: o alpinista estava em uma barraca a 5.900 metros de altitude.

LEIA MAIS: Quais as cidades mais felizes da América do Sul? A IA responde

Uma montanha estratégica

Em entrevista ao site chileno Ladera Sur, o vulcanólogo Felipe Aguilera explicou por que o vulcão mais alto do mundo é escolhido como ponto de partida por alpinistas. De acordo com ele, a montanha serve como uma preparação para a escalada de picos acima dos 7.000 ou 8.000 metros de altitude.

De certa forma, é como se fosse um “treinamento”. No entanto, o Ojos del Salado, situado na Cordilheira dos Andes, apresenta condições climáticas adversas. Tanto que não é recomendado tentar escalar a montanha em qualquer período do ano.

Mas que outra montanha igualmente desafiadora se assemelha ao vulcão mais alto do mundo? A princípio, o Aconcágua, devido à proximidade de altitudes. Em geral, ambas as montanhas demandam uma escalada que leva de 16 a 20 dias, aproximadamente. Ou seja, não é uma empreitada para qualquer pessoa, não é mesmo?

ARTIGOS RELACIONADOS:

 

Comentários estão fechados.