Ansiedade de fim de ano: o que é e como controlar?
A pressão das confraternizações e reflexões excessivas levam a um estado geral de tristeza
As festividades de Natal e Ano-Novo, ao mesmo tempo, animam e trazem uma certa aflição, já percebeu? Por isso, nessa época do ano, muita gente sente angústias e até uma certa tristeza. É a chamada ansiedade de fim de ano, cujas causas vão desde a pressão das até as reflexões sobre a própria vida.
Outro nome pelo qual o transtorno é conhecido é “dezembrite” ou, ainda, síndrome do fim de ano. E a coisa é séria! Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Universidade de São Paulo (USP), há um aumento entre 15% e 30% no número de pessoas que enfrentam crises de ansiedade no final do ano.
Mas, apesar do sentimento super incômodo, é possível mitigar esse impacto adotando práticas de autocuidado.
Por que as pessoas têm ansiedade de fim de ano
A verdade é que, nem sempre, Natal e Ano-Novo são sinônimos de pura alegria. Muitas pessoas enfrentam sintomas como elevado estresse, ansiedade, exaustão e melancolia.
Como já pontuamos, a dezembrite pode ser desencadeada por diversos fatores. Por exemplo, a revisão das metas do ano, pressões sobre expectativas futuras e conflitos revelados durante as celebrações.
Além disso, a transição para um novo ano também gera pressões relacionadas a trabalho, estudo, família, saúde financeira e outros aspectos da vida. Sendo assim, as expectativas sobre o futuro muitas vezes se tornam fontes de apreensão, contribuindo para o cenário de ansiedade de fim de ano.
Leia mais: Harvard faz descoberta impressionante sobre sonhar acordado
Como afastar a ansiedade de fim de ano?
Dê um tempo das redes sociais
Em primeiro lugar, evite conteúdos que despertem gatilhos negativos. O ideal mesmo é dar uma pausa digital para preservar o bem-estar emocional.
Priorize atividades relaxantes
Uma das formas de afastar a ansiedade de fim de ano é praticar atividades que proporcionem relaxamento. Por exemplo, a leitura e jogos desafiadores, contribuindo para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
Escolha companhias positivas
Pode parecer cruel, mas seja seletivo nas relações. Dito de outra maneira, afaste-se de pessoas negativas e priorize aquelas que contribuem para seu crescimento e bem-estar.
Da mesma forma, ter uma boa companhia para dormir pode reduzir a insônia e o estresse. Sem falar na sensação de segurança e estabilidade emocional.
Leia mais: 5 sinais de que você é introvertido com alta inteligência social: você reconhece algum deles?
Colocar os sentimentos no papel ajuda a enfrentar a ansiedade de fim de ano
A escrita é uma ferramenta poderosa para liberar sentimentos e organizar pensamentos, contribuindo para aliviar a carga emocional.
Seja solidário
Uma forma de acabar com a ansiedade de fim de ano é participar de ações solidárias e voluntariado durante o Natal. Além da sensação de euforia e satisfação pessoal, você, sobretudo, ajuda quem mais precisa.
Meditação
Cultivar a prática da meditação auxilia na redução do excesso de pensamentos, um dos principais causadores da ansiedade.
Cuide da Alimentação
Por fim, nutrientes essenciais, como vitamina B6, desempenham um papel essencial no equilíbrio emocional. Por isso, opte por alimentos que promovam o bem-estar do sistema nervoso.
Ao compreender a ansiedade de fim de ano e adotar medidas de autocuidado, é possível enfrentar esse período desafiador com mais equilíbrio e serenidade.
Comentários estão fechados.