5 hábitos japoneses que podem mudar a sua vida em 2024
Ao passar de cada ano chegamos em resoluções que podem ditar ou não a maneira como caminhamos na vida. Esses 5 conceitos japoneses irão te ajudar a ter uma vida mais equilibrada
À medida que nos aproximamos do início de 2024, surgem diversas listas de metas para o novo ano. Tenho certeza de que alguns dos itens da sua lista incluem economizar dinheiro, começar uma dieta ou concluir a faculdade. No entanto, é importante estar atento ao que realmente deseja. Se você está apenas se concentrando em bens materiais, talvez não esteja dando a devida importância à sua saúde mental e bem-estar, conforme aponta Ravi Kaiut, professor de yoga e entusiasta da saúde e bem-estar.
Japoneses nos ensinam preciosos conceitos para um 2024 mais saudável e equilibrado
1. Ikigai: encontre sua razão de viver
O termo japonês ikigai significa a razão pela qual alguém se levanta todas as manhãs, e vai muito além da rotina. Para Ravi Kaiut, é a descoberta da motivação para a vida que traz significado e satisfação, impulsionando-nos com disposição e entusiasmo.
Leia mais: Água com limão: 8 benefícios que você não sabia!
2. Wabi-Sabi: celebre a beleza nas imperfeições
Em um mundo obcecado pela perfeição, o conceito de wabi-sabi celebra a beleza nas coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas. Essa filosofia convida-nos a apreciar a essência da vida, valorizando cada momento de forma autêntica e desafiando a definição ocidental de beleza.
3. Shikata Ga Nai: aceite o incontrolável
A expressão japonesa “Shikata ga nai” nos lembra que nem sempre temos controle sobre nossa vida. Ravi Kaiut destaca que o “Shikata Ga Nai” nos instiga a reconhecer o que está fora do nosso controle, direcionando nosso foco para aquilo que podemos influenciar. Uma valiosa lição de aceitação.
4. Kaizen: pequenas conquistas diárias rumo ao sucesso
Para aqueles que seguem o conceito do “Kaizen”, o segredo reside em buscar pequenas conquistas diárias, formando uma corrente de motivação que nos impulsiona a alcançar objetivos maiores. Essa abordagem crescente valoriza o processo tanto quanto o resultado final.
Leia mais: 6 dicas para cuidar dos olhos no verão e não passar sufoco
5. Gaman: suporte com paciência e dignidade
“Gaman”, termo de origem budista, ensina a enfrentar situações que consideramos insuportáveis com paciência e dignidade. Os japoneses reconhecem a importância de lidar com dificuldades com maturidade emocional, autocontrole e paciência, mantendo o foco em metas maiores.
Comentários estão fechados.