Aprenda aqui a escolher as melhores frutas e verduras do mercado

Veja quais as frutas e verduras selecionar na hora de fazer as compras

A alimentação desempenha um papel essencial na promoção da saúde e na prevenção de doenças crônicas, sendo as frutas, legumes e verduras elementos fundamentais para alcançar esse objetivo.

Dessa forma, a seleção criteriosa desses alimentos torna-se uma estratégia valiosa para reduzir os riscos de doenças crônicas e câncer. Portanto, conheça a importância da escolha consciente de frutas, legumes e verduras, destacando seus benefícios nutricionais e as evidências científicas que associam uma dieta rica nesses alimentos a uma vida mais saudável.

Aprenda a selecionar os melhores alimentos para cuidados com a saúde

Abacaxi

Ao escolher um abacaxi, procure por uma fruta com uma estrutura firme e um aroma doce. Um truque é verificar a coroa de folhas; se elas se soltarem facilmente ao serem puxadas, o abacaxi está maduro.

Leia mais: Conheça 8 deliciosos tipos de queijos artesanais produzidos no Brasil

Maçã

Na hora de escolher maçãs, busque aquelas com uma pele brilhante e sem rugas, indicando frescor. A consistência ao toque deve ser firme, cedendo um pouco sob pressão. Evite maçãs com cheiro fermentado.

Manga

Para as mangas, a preferência é por frutas com uma cor vibrante, casca relativamente lisa e aroma doce na extremidade da haste. Ao toque, deve ser firme, mas com alguma elasticidade, sinalizando maturação.

Banana

Procure bananas com coloração amarela uniforme, enquanto manchas marrons indicam maturação avançada, sendo ideais para receitas específicas. Evite cascas rachadas, pois isso pode indicar danos internos.

Laranja

Opte por laranjas com casca brilhante e lisa, pesadas em relação ao tamanho. Evite frutas secas, mofadas ou com marcas marrons.

Maracujá

No caso do maracujá, quanto mais “feio” melhor. A fruta bem amarela e enrugada, sem manchas escuras, está pronta para consumo.

Tomate

Ao selecionar tomates, escolha aqueles com uma cor vermelha brilhante e uniforme. O peso também é um indicador importante; evite tomates com pele rachada, pois isso pode sinalizar envelhecimento ou condições de crescimento inadequadas.

Leia mais: Diga adeus ao calor: 7 cervejas refrescantes para o seu Verão 2024

Abobrinha

Prefira abobrinhas com pele brilhante e sem rachaduras, indicativas de frescor. Ao tocar, a abobrinha deve ser firme, cedendo um pouco sob pressão. Evite aquelas excessivamente grandes, pois podem ter uma textura fibrosa.

Cenoura

A cenoura ideal deve apresentar uma superfície lisa, sem rugosidades, e ser firme ao toque, o que sugere que está fresca e crocante. Além disso, a cor vibrante da cenoura não apenas adiciona apelo visual, mas também é um indicativo de seu teor nutricional.

Batata

Ao selecionar batatas, escolha aquelas com superfície lisa e sem manchas escuras. Evite sinais de brotos, descoloração e tons verdes na casca, indicativos de exposição à luz e produção de solanina, uma substância tóxica.

Melancia

Ao escolher uma melancia, observe a parte onde ela ficou apoiada no chão; essa área deve ser amarela, não branca ou verde. Escolha uma melancia pesada em relação ao tamanho, indicando uma boa quantidade de suco. Para verificar a maturidade, dê um tapa na fruta – um som profundo indica maturidade, enquanto um som oco sugere que está madura demais.

Leia mais: Pitaya: conheça seus benefícios para a saúde e veja como cultivá-la em casa

Brócolis

Escolha brócolis com cabeças firmes e compactas, de cor verde intenso. Evite aqueles com cabeças soltas, amareladas ou manchas escuras.

Alface

Na hora de selecionar alface, escolha folhas crocantes e livres de manchas. Verifique se os talos estão firmes, um sinal de frescura, e evite bordas marrons ou sinais de decomposição.

Comentários estão fechados.