Por que você deveria cortar a ponta da sua esponja de lavar louça?
Cortando a ponta e reutilizando de formas criativas, é possível estender significativamente a vida útil de esponjas de cozinha.
As esponjas de lavar louças é um dos itens mais importantes da nossa cozinha. É com ela que higienizamos os utensílios culinários, além de limpar a própria pia. Mas, o que muita gente não sabe é que há um truque simples para estender a vida útil das suas esponjas de lavar louça. Com frequência, ouvimos que esses utensílios devem ser trocados semanalmente devido à quantidade de germes que acumulam. No entanto, um simples corte na ponta da esponja pode transformar completamente o seu uso, permitindo que ela seja aproveitada de maneiras criativas e eficientes por muito mais tempo. Mas, como assim? Bem, se você ficou interessado(a), entenda melhor a seguir!
Leia mais: Manchas nos móveis de madeira? A gente te mostra como tirar rapidinho!
Truque para não precisar descartar sua esponja de lavar louça
As esponjas de cozinha estão entre os itens mais sujos da casa, abrigando uma grande variedade de bactérias e germes. Então, justamente por isso, a recomendação é trocá-las regularmente, idealmente a cada semana ou, em situações de uso menos frequente, no máximo a cada 15 dias. Mesmo fervendo ou aquecendo a esponja no micro-ondas, estes métodos não garantem a esterilização completa. Por isso, há outra solução que pode te ajudar.
1. Ferramenta para limpar
Para quem busca uma alternativa mais sustentável, ao invés de descartar a esponja após o primeiro sinal de desgaste, experimente cortar sua ponta. Você pode fixar este novo pedaço pode em palitos de sorvete ou churrasco. Dessa forma, irá criar uma ferramenta perfeita para limpar pequenos espaços. Esse novo uso é ideal para alcançar cantos que acumulam poeira ou para higienizar os rejuntes dos azulejos.
Leia mais: 8 Itens que você jamais deve colocar na máquina de lavar
2. Limpeza em outras áreas
Além disso, após uma semana de uso na cozinha, a esponja pode ser reutilizada para limpezas menos delicadas, como o chão da área externa, vasos de banheiro ou até para aplicar graxa em sapatos. Antes de reutilizá-la, mergulhe a esponja em água fervente por dois minutos. Este processo ajuda a eliminar uma parte significativa das bactérias e a reduzir a umidade, prolongando a vida útil do utensílio sem comprometer a saúde.
É importante lembrar que, mesmo com essas práticas, as esponjas devem ser descartadas definitivamente após no máximo 30 dias de uso, independente das funções que desempenharem. Durante seu período de uso para lavar louça, mantenha a esponja em um local limpo e seco, e evite usá-la para outras tarefas na cozinha para evitar a contaminação cruzada.
Portanto, antes de jogar fora sua próxima esponja de cozinha, considere dar a ela uma segunda vida com esse truque simples. É uma pequena mudança de hábito que pode fazer uma grande diferença na sua rotina de limpeza e no impacto ambiental.
Comentários estão fechados.