5 atividades que te deixam feliz (e são mais simples do que imagina)

Abraçar alguém, por exemplo, libera os hormônios da felicidade, além de reduzir a sensação de distanciamento

O que te deixa feliz? Passear com o seu doguinho? Brincar com o gatinho? Aquele tempo de qualidade com amigos e família? Cada um tem sua própria ideia de felicidade e o que fazer para trazer esse espírito. Mas, segundo a ciência, existem 5 atividades que, de fato, te deixam feliz.

Sem dúvida, a felicidade é o estado de plenitude que o ser humano mais busca. Ao mesmo tempo, parece também ser o mais difícil de alcançar. Especialmente quando se trata de mantê-lo de forma mais permanente.

No entanto, pesquisas tentam, incansavelmente, entender as causas e fatores que aumentam e a promovem. Como resultado, chegaram a algumas atividades que, aparentemente, aumentam a produção dos hormônios da felicidade. Ou seja, dopamina, serotonina e endorfinas.

Dançar é uma das atividades que te deixam feliz

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Tsukuba, dedicar apenas três minutos para dançar com intensidade de média a baixa aumenta os níveis de felicidade. Além disso, contribui para melhorar a capacidade intelectual.

Esses efeitos se dão sobretudo porque a dança promove emoções positivas, atua como um método de relaxamento, diminui o estresse e minimiza o risco de depressão.

Leia mais: Signos que podem prosperar ao confiar na intuição. Veja mais!

Abraçar

O mundo cabe dentro de um abraço! E a felicidade, também! Embora pareça uma atividade muito cotidiana, esta simples demonstração de afeto tem um poder enorme sobre nosso bem-estar pessoal.

Só para ilustrar, o ato de abraçar alguém eleva os níveis dos hormônios associados à felicidade. Além disso, ajuda a diminuir a produção de cortisol, contribuindo assim para a redução do estresse diário.

Ainda duvida que abraçar é uma das atividades que te deixam feliz? Pois, segundo estudo da Universidade da Califórnia, quem recebe uma quantidade maior de abraços durante o dia apresenta menor resposta ao cortisol pela manhã.

Por outro lado, outra pesquisa, desta vez da Universidade Carnegie Mellon, revela o poder de cura do abraço. Conforme o estudo, quando duas pessoas se abraçam após uma discussão, tendem a reduzir os sentimentos adversos e distanciamento.

Fazer exercícios ao ar livre

Todo mundo sabe dos benefícios que as atividades físicas trazem para a saúde mental. Isso inclui a sensação de felicidade. Contudo, as vantagens só aumentam quanto se pratica a atividade física ao ar livre.

A princípio, isso se deve a vários fatores, por exemplo, a exposição à luz solar que aumenta os níveis de vitamina D. Também, a abundância de oxigênio que, então, alimenta as células.

Ademais, a simples mudança de cenário, bem como os estímulos da natureza fazem bem ao cérebro. Inclusive, isso se deve ao efeito biofílico, ou seja, a conexão que o ser humano estabelece com a natureza.

Por isso, afirma-se que os espaços abertos ajudam a diminuir os níveis de ansiedade, sobretudo pela sensação de tranquilidade ao corpo.

Atos de caridade também são atividades que te deixam feliz

Pessoas que praticam atos de caridade, geralmente, se mostram mais felizes. De fato, o altruísmo aumenta nosso otimismo, melhora a confiança, diminui os sentimentos e sensações negativas. Por fim, ainda reduz o estresse.

De acordo com o estudo da Universidade de Zaragoza, isso se deve ao fato de que fazer coisas pelos outros aumenta os estados de empatia, bondade, compreensão e solidariedade. Consequentemente, nos gera um estado de bem-estar.

Mas, não só isso, como também aumenta os sentimentos de gratidão, pois nos ensina a valorizar aquilo que temos.

Leia mais: O segredo para rejuvenescer 10 anos? Veja o que diz um professor de Harvard

Meditar

Por fim, entre as atividades que te deixam feliz está a meditação. Em resumo, seu objetivo é promover a consciência plena e a habilidade de permanecer com foco no presente. Assim, serve como ferramenta para o desapego e a liberação de condicionamentos anteriores.

Conforme pesquisa publicada no JAMA Internal Medicine, a prática tem resultados benéficos, tais como a diminuição da pressão arterial, do estresse e da ansiedade. Ainda, contribui para a melhoria do estado psicológico e a elevação da qualidade de vida em geral.

Então, agora que você sabe, inclua essas atividades em sua vida para aumentar seus estados de bem-estar e felicidade. Mas, se já adota alguma (ou mais), comente os efeitos que trazem para você!

Comentários estão fechados.