Autoestima ou auto-estima? Descubra qual a forma correta

Entenda as alterações do Novo Acordo Ortográfico, como ele modificou o uso do hífen e qual a forma correta de escrever a palavra 'autoestima'.

Desde sua implementação em 2009, o Novo Acordo Ortográfico gerou dúvidas sobre a escrita de várias palavras. Então, uma das questões maiores é em relação à dúvida sobre como se escreve a palavra autoestima, ou auto-estima. Ela gera muita confusão, pois as pessoas não sabem se devem escrevê-la utilizando hífen ou não. E, na verdade, é bem compreensível, tendo em vista que na língua portuguesa, o hífen foi um dos tópicos mais mexidos. Então, afinal de contas: o correto é autoestima ou auto-estima? Com ou sem hífen?  Entenda!

Uso do hífen

O uso do hífen foi reformulado, principalmente quando se trata de separar prefixos. Agora, o hífen é empregado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra com a qual o segundo elemento da palavra se inicia. Em outros casos, os elementos são escritos juntos, sem hífen.

Palavras compostas por justaposição, ou seja, sem elementos de ligação como preposições, não possuem mais hífen. O mesmo se aplica a locuções com elemento de ligação, como preposição. No entanto, algumas locuções consagradas mantiveram o hífen em sua forma original, como “cor-de-rosa” e “pé-de-meia”.

Outra mudança significativa diz respeito à colocação pronominal com o verbo “haver”. Quando a forma verbal é monossílaba e sucedida pela preposição “de”, não há mais o uso do hífen.

Autoestima ou auto-estima? Sem o hífen, por favor!

Por fim, puxando a explicação acima, a norma sobre o uso do hífen com prefixos como “auto-“, “contra-“, “anti-” e “semi-” é bastante clara. Por isso, emprega-se o  hífen somente quando a palavra seguinte inicia com a mesma vogal presente no prefixo ou com a letra “h”. Assim, no caso de “autoestima”, a palavra seguinte após o prefixo “auto-” começa com “e”, o que torna o uso do hífen desnecessário.

Portanto, a forma correta da escrita dessa palavra é: “autoestima”, sem hífen e tudo junto. Antes das mudanças, era comum encontrar a grafia “auto-estima”, mas isso ficou para trás, mas você não, então não erre mais!

Comentários estão fechados.