O que acontece com a sua saúde quando você tem um gato?

Entenda a conexão entre gatos e humanos e como esses pets podem trazer benefícios surpreendentes

Os gatos são, sem dúvidas, criaturinhas fascinantes, cheias de segredos e habilidades surpreendentes. Nos últimos anos, estudos científicos vêm revelando descobertas incríveis sobre estes amigos felinos. Assim, destacam não apenas suas capacidades cognitivas, mas também os benefícios dos gatos para a nossa saúde.

Que os animais de estimação têm efeitos benéficos para a saúde mental, por exemplo, não é novidade para ninguém. Entretanto, muito se fala na capacidade energética dos felinos, até de purificar o ambiente. Só para ilustrar, há quem acredite que os bichinhos “sugam” as energias ruins da casa. Daí, dormem muito para se renovar.

Se isso é verdade, ainda ninguém comprovou exatamente. Mas, outras descobertas científicas, de fato, nos ajudam a entender melhor por que os gatos são tão especiais.

Leia mais: Encontre o seu pet ideal: 10 raças de cães que amam brincar

Os gatos lembram nomes e rostos

Agora, vamos ver se as pessoas ainda insistem que os gatinhos se apegam apenas à casa. Segundo estudo publicado na revista “Scientific Reports” pela Universidade de Kyoto no Japão, os gatos têm a capacidade de lembrar o nome dos donos. Mais ainda, de outros felinos.

Para comprovar a teoria, o experimento envolveu 48 felinos. A partir daí, mostrou como reagem a nomes conhecidos, o que indica principalmente uma capacidade de memória que antes se considerava impossível para eles.

Em resumo, os bichanos foram expostos a nomes ditos por estranhos. Então, suas reações demonstraram que conseguem associar corretamente estas palavras aos rostos correspondentes.

O que isso significa? De modo geral, o resultado sugere que os gatos possuem uma sofisticada capacidade de reconhecimento social. Isso se dá principalmente quando vivem em famílias menores.

Os benefícios dos gatos para a saúde começam no ronronar

A gente já falou por aqui sobre por que os gatos ronronam, lembra? Além de ser uma expressão de contentamento e relaxamento dos felinos, existe um impacto (positivo, claro) na saúde humana. Ou seja, esse som possui propriedades terapêuticas.

Neste sentido, estudos de diversas universidades, incluindo a Universidade de Helsinque e a Universidade da Califórnia em Davis, demonstram que o ronronar não só ajuda os gatos a se curarem, mas também tem efeitos curativos nos humanos.

Só para ilustrar, entre os benefícios do ronronar, temos:

  • Produção de endorfina: ajuda a reduzir a ansiedade e promover o bem-estar.
  • Melhoria da densidade óssea: vibrações do ronronar podem combater a osteoporose.
  • Redução da pressão arterial: efeito calmante que beneficia pacientes com hipertensão.
  • Alívio de tensões musculares: acelera a recuperação de lesões musculares.

Em resumo, um verdadeiro terapeuta ali, com motorzinho ligado, no nosso colo, né?

Leia mais: 12 raças de gatos que vivem mais para tê-los por muito tempo

Curiosidades e comportamentos dos gatos

Além dos benefícios para a saúde e suas capacidades de memória, os gatos possuem muitos comportamentos muito interessantes. Inclusive, reforçam sua conexão com os humanos e outros animais. Por exemplo:

  • Comunicação vocal: além do ronronar, os gatos miam para expressar necessidades e emoções.
  • Exploração sensorial: utilizam suas habilidades sensoriais avançadas para explorar e entender o ambiente ao seu redor.
  • Comportamentos de cuidado: gatos ronronam para acalmar a si ou outros felinos, especialmente em momentos de estresse ou doença.

Leia mais: Já se perguntou como seu gato se comunica com você? Veja aqui!

A magia (e os benefícios) de conviver com gatos para a saúde

Já deu para perceber que a convivência com gatos traz não apenas sua companhia afetuosa, mas sobretudo melhorias significativas na saúde física e mental. Afinal, os gatíneos são excelentes companheiros e podem aliviar (e muito) a solidão.

Além disso, são grandes “médicos”, reduzindo o estresse até melhorando a saúde óssea. Por fim, são bichinhos muito independentes, ainda que demandem carinho e cuidado (lógico).

E aí, ainda vai falar que os gatos não gostam dos tutores, apenas da casa?

Comentários estão fechados.