Como estudar na Itália sem gastar nada: confira as opções de bolsas

Se você sonha em estudar na Itália, algumas universidades oferecem bolsas integrais para brasileiros. Saiba mais aqui!

Muitas pessoas têm o desejo de estudar fora do Brasil, especialmente na Europa. No entanto, o alto custo das passagens, moradia e taxas de matrícula acabam inviabilizando grande parte desses sonhos.

Felizmente, é possível estudar na Itália gratuitamente, uma vez que o país oferece várias bolsas acessíveis para brasileiros. Neste artigo, vamos explicar como você pode ter acesso a esses descontos, que podem chegar a 100%.

Por que escolher estudar na Itália?

Muitos não sabem, mas a Itália abriga algumas das melhores universidades do mundo. Por esse motivo, aqueles que desejam se especializar em determinada área ou buscam uma educação de qualidade sonham em estudar em uma faculdade italiana.

Além de contar com professores experientes, as instituições italianas têm uma infraestrutura de primeiro mundo, proporcionando mais conforto aos estudantes.

Quais tipos de bolsas você pode conseguir?

Há diferentes tipos de bolsas disponíveis: a) bolsa parcial, que cobre uma porcentagem específica do valor da mensalidade; b) bolsa integral, que cobre o valor total das mensalidades e das taxas de matrícula; c) bolsa integral com benefícios adicionais, que, além das mensalidades, também oferece auxílio financeiro para passagens aéreas, acomodação e alimentação.

O processo de seleção para essas bolsas varia de acordo com cada instituição. Em alguns casos, os estudantes precisam passar por provas teóricas e entrevistas. Em outros, são aceitas até mesmo as notas do ENEM. No fim, o histórico acadêmico também assume uma grande importância, levando em conta a média de notas, atividades extracurriculares, entre outros aspectos.

Quais são as universidades que oferecem os melhores descontos?

Há uma extensa lista de instituições que proporcionam esses descontos. A Universidade de Pisa, por exemplo, oferece suporte financeiro de acordo com a origem e a renda familiar do estudante, podendo chegar a 100%. Já a Universidade de Bolonha disponibiliza bolsas de até 100% para estrangeiros.

A Universidade do Molise, por sua vez, possui um programa que concede até 20 bolsas anuais de estudo para latino-americanos de ascendência italiana. Para participar do processo seletivo, é necessário comprovar a ascendência.

Algumas instituições privadas, como a Universidade Cattolica, também oferecem bolsas, embora o processo seletivo seja mais exigente, com um teste de admissão mais rigoroso.

Comentários estão fechados.