Esta foi eleita a melhor cidade da América Latina para estudar

Ranking QS 2024 destaca capital portenha como principal cidade estudantil da América Latina

A consultoria britânica QS Quacquarelli Symonds publicou seu ranking anual das melhores cidades estudantis do mundo. Buenos Aires, capital da Argentina, conquistou a posição de melhor cidade da América Latina para estudar, ficando na 42ª posição global entre 150 destinos avaliados.

Tradicionalmente, a consultora elabora uma lista com as universidades mais prestigiadas em todo o mundo. Na classificação, compara então 150 destinos de estudo conforme indicadores específicos.

Como veremos, Londres lidera pelo sexto ano consecutivo. E, além de Buenos Aires, outras cidades latinas foram consideradas no ranking. Veja quais para, quem sabe, dar seus primeiros passos rumo aos estudos no exterior.

Leia mais: Seja Feliz: 6 dicas de psicologia para se libertar do que não importa

O que é o Ranking QS – e como avalia a melhor cidade da América Latina para estudar?

De modo geral, o ranking QS avalia as cidades com base em diversos indicadores. Por exemplo, opinião dos alunos, qualidade das instituições acadêmicas, acessibilidade, habitabilidade, oportunidades de emprego e diversidade.

Além disso, para estar na lista, o destino deve ter uma população mínima de 250.000 habitantes e pelo menos duas universidades classificadas no World University Rankings.

A princípio, Londres continua a líder global pela sexta edição consecutiva, seguida por Tóquio e Seul. Na América Latina, além de Buenos Aires, outras cidades se destacaram. Veja:

  • Santiago do Chile (47ª posição)
  • Cidade do México (69ª posição)
  • São Paulo (97ª posição)
  • Bogotá (90ª posição)
  • Monterrey (96ª posição)
  • Lima (112ª posição)
  • Rio de Janeiro (138ª posição)

Leia mais: 6 frases para você dominar a arte das conversas casuais

Por que Buenos Aires é a melhor cidade da América Latina para estudar?

De fato, a capital portenha não só lidera na América Latina como também subiu em vários indicadores. Só para ilustrar, em um relatório recente, a Universidade de Buenos Aires (UBA) se classificou como a melhor da América Latina.

Na lista, ocupou a 71ª posição global entre aproximadamente 1500 instituições de ensino superior. A UBA destacou-se assim em seis dos principais indicadores do QS, entre eles:

  • reputação acadêmica e do empregador
  • proporção de professores internacionais
  • rede internacional de pesquisa
  • resultados do emprego
  • sustentabilidade

Outras cidades em destaque

Porém, a América Latina tem seus méritos também em outras cidades que aparecem na classificação. Santiago do Chile, por exemplo, se destacou pela maior concentração de universidades de primeiro nível na região. Nisto, se inclui a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), que entrou para as 100 melhores do mundo.

Por outro lado, a Cidade do México foi reconhecida como importante centro empresarial e industrial. Consequentemente, viabiliza abundantes oportunidades para estudantes e graduados.

Finalmente, Lima foi considerada a cidade estudantil mais acessível da região, enquanto São Paulo manteve sua posição estável, sem queda no ranking em comparação ao anterior.

Leia mais: 5 pilares da inteligência emocional para desempenho extraordinário

Top 10 cidades estudantis do mundo

Confira, a seguir, a lista completa com as dez melhores cidades do mundo para estudar, segundo o ranking QS:

  1. Londres, Reino Unido
  2. Tóquio, Japão
  3. Seul, Coreia do Sul
  4. Munique, Alemanha
  5. Melbourne, Austrália
  6. Sydney, Austrália
  7. Paris, França
  8. Zurique, Suíça
  9. Berlim, Alemanha
  10. Montreal, Canadá

Quem ficar por dentro de mais novidades sobre estudos e carreira? Então, fique de olho nos conteúdos do Mundo em Revista.

Comentários estão fechados.