Caminhar é um bom exercícios? 5 coisas que ela faz no corpo, segundo estudo
A caminhada regular ajuda na circulação sanguínea e reduz as dores articulares.
Caminhar com frequência traz diversos benefícios não só para a saúde física, como também para a mental. Além de ser uma atividade acessível e de baixo impacto, a caminhada pode ajudar a melhorar a saúde do coração, fortalecer os ossos, reduzir o risco de doenças crônicas e contribuir para o bem-estar geral. Sendo assim, existem diversos benefícios da caminhada na nossa vida. Confira algumas delas.
Os incríveis benefícios de caminhar
Melhora a oxigenação do sangue
Ao caminhar você estimula as células musculares a utilizarem mais as mitocôndrias, que são parte das células responsáveis pela respiração celular — processo que transforma oxigênio em energia para o corpo. Dessa forma, ao realizar caminhadas frequentes, você oxigena mais o seu corpo e deixa ele mais eficiente.
Leia mais: O que comer antes e depois do treino? Especialista responde
Caminhar ajuda na queima de gordura do corpo
Para se ter ideia, uma caminhada de 1,5 km gasta em média 100 calorias. Isso significa que apenas com uma caminhada constante, você consegue queimar as calorias que o seu corpo armazena naturalmente. De acordo com pesquisas recentes, a caminhada frequente também auxilia na neutralização do efeito dos genes que promovem a obesidade.
Reduz o desejo de comer doce
Segundo estudos recentes, uma simples caminhada de 15 minutos diariamente pode diminuir a ânsia por chocolate e até reduzir a quantidade de chocolate consumida. Para além do chocolate, caminhadas frequentes podem diminuir o desejo de ingerir comidas açucaradas em geral.
Leia mais: 8 alimentos para turbinar sua energia logo pela manhã
Melhora as funções cardíacas
O coração é um músculo encarregado de bombear o sangue para todo o nosso corpo. Uma caminhada tranquila ou moderada é uma excelente forma de fortalecer esse músculo tão importante para o funcionamento do nosso corpo. De acordo com pesquisas, caminhar aumenta a eficiência da circulação sanguínea.
Ajuda a diminuir as dores e inflamações articulares
Conforme estudos da Universidade de Harvard, as caminhadas reduzem as dores relacionadas a artrite. Uma caminhada de 8 a 10 quilômetros por semana pode inclusive evitar o surgimento dessa doença. Isso acontece porque o ato de caminhar protege as articulações, de modo a lubrificar e fortalecer os músculos que as sustentam
Comentários estão fechados.