Casamento às Cegas Brasil: conheça as versões do reality em outros países
Os primeiros episódios da atração já chegaram à Netflix que, inclusive, tem adaptações do reality em outros países
A quarta temporada de Casamento às Cegas Brasil chegou à Netflix nesta quarta-feira (19) com novos participantes em busca do amor à primeira vista. E, claro, prováveis intrigas, confusões e dúvidas. O fato é que, desde a estreia em outubro de 2021, o programa conquista uma legião de seguidores por aqui. Mas sabia que existem versões semelhantes desse reality show em outros países?
A princípio, os primeiros episódios liberados na plataforma trouxeram pessoas prontas para deixar as más experiências para trás. Por exemplo, divórcio ou noivado desfeito. Ainda sob o comando de Camila Queiroz e Klebber Toledo, o reality mantém a dinâmica das temporadas anteriores. Ou seja, por 10 dias, participantes interagem em cabines sem se verem e decidem se querem se casar.
No entanto, a plataforma ainda não disponibilizou a fase intensa do “test drive”, mas já causa burburinho entre o público. Será que é assim no reality dos outros países, também?
Love is Blind, o “pai” do Casamento às Cegas Brasil
O Love Is Blind original dos Estados Unidos é um reality show da Netflix que estreou em 13 de fevereiro de 2020. Criado por Chris Coelen, o programa é apresentado por Nick e Vanessa Lachey. De modo geral, se promove como um experimento social onde homens e mulheres solteiros procuram amor e ficam noivos, tudo isso antes de se encontrarem pessoalmente. Em linhas gerais, o reality funciona assim:
- 15 homens e 15 mulheres de uma mesma área metropolitana participam na esperança de encontrar o amor.
- Durante 10 dias, têm encontros em cabines onde podem conversar por meio de um alto-falante, mas não se veem.
- Os participantes começam com encontros rápidos e depois podem escolher ter encontros mais longos.
- Quando se sentirem prontos, podem propor o casamento e, se outro lado disser sim, o casal se encontra cara a cara pela primeira vez.
- Os noivos viajam para um retiro de casais em um resort por uma semana, onde podem se conhecer melhor, inclusive fisicamente.
- Em seguida, há uma convivência de três semanas em um complexo de apartamentos, onde os casais planejam os casamentos, além de conhecerem as pessoas próximas de cada um.
- No altar, cada participante decide se dirá “sim” e se casará legalmente.
Como se sabe, o programa ficou popular e recebeu adaptações para diversas versões internacionais. Sendo assim, além do Casamento às Cegas Brasil, há franquias na Suécia, Japão, Reino Unido, Alemanha, Mexico e Argentina.
LEIA MAIS: Filme inspirado em fatos reais revela as sombras das ditaduras na América Latina! Imperdível!
Love Is Blind: Japan
Falando nas adaptações do original estadunidese, uma das mais interessantes é a japonesa. Por lá, a atração tem a apresentação de Takashi Fujii e Yuka Itaya e estreou em fevereiro de 2022, também na Netflix.
De modo geral, segue a mesma premissa do original. Ou seja, participantes se conhecem em cabines, decidem se querem se casar e, após o noivado, enfrentam o desafio de conviver e se adaptar às suas novas realidades.
No entanto, o que a deixa especial é a abordagem culturalmente sensível, sobretudo no que diz respeito às influências das tradições e expectativas sociais do Japão. Aliás, estas questões têm um impacto significativo nas interações e decisões dos participantes.
Por isso, o show tem uma perspectiva única sobre o que significa apaixonar-se sem ver a outra pessoa.
Love Is Blind: UK
Já na versão britânica, os casais também terão a oportunidade de experimentar o fenômeno do amor às cegas. Mas, olha só, por lá, a variação do Casamento às Cegas Brasil estreou neste ano, então, tudo é novidade.
Ou, nem tanto, pois a adaptação segue o mesmo conceito de conhecer, noivar e casar sem se ver. Porém, da mesma forma que no Japão, deve trazer o charme e o drama característicos dos reality shows britânicos.
The Circle (O Círculo)
Embora não seja exatamente o mesmo conceito, The Circle é outro reality show da Netflix que explora a interação social sem encontros face à face. Nele, os participantes se comunicam por meio de uma rede social personalizada. Com isso, competem para se tornarem os mais populares e ganharem um prêmio em dinheiro.
Em outras palavras, o The Circle desafia os participantes a serem estrategistas, criando personagens e manipulando suas interações para se manterem no jogo. Assim como Casamento às Cegas Brasil, há versões do reality por aqui também. Há quem ache a atração controversa, afirmando que, nela, vale tudo pela popularidade. E, claro, o dinheiro.
Too Hot to Handle (Brincando com Fogo)
Outro reality show popular da Netflix é Too Hot to Handle (Brincando com Fogo). No programa, solteiros são colocados em um local exótico e têm que resistir à tentação de se envolverem fisicamente para ganhar um prêmio em dinheiro.
O foco de Too Hot to Handle, portanto, é um pouco diferente do Casamento às Cegas Brasil. Afinal, está no desenvolvimento emocional e na formação de conexões significativas entre os participantes.
Mais ainda, o desafio de evitar o contato físico cria situações engraçadas e tensas. Com isso, os participantes aprendem a valorizar mais a comunicação e a conexão emocional.
LEIA MAIS: 10 melhores doramas para assistir na Netflix em 2024
Temporadas anteriores de Casamento às Cegas Brasil
As três primeiras temporadas de Casamento às Cegas Brasil tiveram tanto sucesso que, como sabemos, já chegou à quarta edição. Na primeira, três casais disseram sim, mas nenhum deles continuou junto. No entanto, ocorreu uma situação interessante. O casal mais polêmico foi Thiago e Nanda, que até se casou.
Mas, ele terminou o relacionamento por WhatsApp. Sim, muito cavalheiro, né? E, sabe o que a Nanda fez? Ficou com Mack, que conheceu nas cabines do experimento. Já na segunda temporada, dois casais disseram sim e, após rumores de traição, os quatro “pombinhos” se separaram.
Por fim, na terceira temporada de Casamento às Cegas Brasil, cinco casais resolveram dizer o “sim” oficial. Até então, o recorde de casórios do reality.
Gostou do conteúdo e é fã de reality shows? Então, continue seguindo as atualizações do Mundo em Revista e fique por dentro de todas as atualizações!
Comentários estão fechados.