Cerveja preta é mais alcoólica: mito ou verdade? Saiba agora!

A cor vem da torração do malta, mas será que isso eleva o teor alcoólico da bebida?

Ok, quando a gente fala em cerveja, a primeira imagem que vem à cabeça é da bebida dourada e estupidamente gelada, né? Mas, as cervejas escuras ganham cada vez mais adeptos, sobretudo pela reputação de serem intensas, tanto na espuma quanto no teor alcoólico. Na verdade, essa parte da espuma realmente é válida, uma vez que geralmente é mais densa e cremosa. E quanto à crença de que a cerveja preta é mais alcoólica? Isso é mito ou verdade?

Afinal, a cerveja preta é mais alcoólica?

Você pode até se surpreender, mas embora a bebida seja cheia de sabor, a cor não tem relação direta com o teor alcoólico. Pelo contrário, a tonalidade vem da torração do malte até ficar escuro antes da fermentação. Esse processo, entretanto, não afeta a quantidade de álcool na bebida.

Segundo explica a revista The Take Out, em vez disso, o malte escuro adiciona notas de chocolate ou café, que agradam a muitos paladares. Inclusive, essa característica pode até suavizar o amargor da cerveja, sobretudo em comparação a variedades mais lupuladas, como as cervejas claras.

E, embora muita gente afirme isso, o sabor torrado independe do teor alcoólico. Ou seja, aquele hábito de associar sabores fortes com mais álcool, não é o caso aqui.

LEIA MAIS: 6 itens que atraem riqueza e prosperidade para a sua casa

Algumas cervejas escuras têm menos álcool do que você imagina

Só para exemplificar, a Guinness é referência quando se trata de cerveja preta (e, a propósito, muitos afirmam ser mais alcoólica). A bebida é rica, aveludada e com uma espuma que lembra um creme gelado.

No entanto, apesar de ser encorpada, tem um teor alcoólico relativamente baixo. Na verdade, seu ABV (teor alcoólico por volume) é de 4,2%, menos que a média de 5% das cervejas. Detalhe: tem apenas 125 calorias, apenas 25 a mais que a maioria das cervejas light, que costumam ter cerca de 100.

Além disso, as lagers escuras, como a alemã Schwarzbier, geralmente ficam entre 5% e 6% de ABV, enquanto alguns tipos de porter variam de 4% a 7%. Mas, atenção, não estamos afirmando que toda cerveja preta não é mais alcoólica.

Vale ressaltar que há variedades bem alcoólicas, como as Russian imperial stouts, cujo ABV pode variar entre 8% e 20%. Esses tipos de cerveja podem até ser a origem do mito de que toda cerveja escura tem alto teor alcoólico.

No entanto, algumas cervejas claras também podem ser bem fortes, como as triple IPAs, que podem ultrapassar 10,5% de ABV.

Como saber se uma cerveja preta é mais alcoólica?

Então, quando quiser saber o ABV de uma cerveja escura, o melhor é conferir o rótulo ou perguntar ao bartender. Alguns mitos têm uma base na realidade, mas, no caso de cervejas escuras serem mais fortes que as claras, é só isso mesmo: um mito.

LEIA MAIS: Misturinha caseira para um carpete limpo e cheiroso em minutos!

Os melhores rótulos do Brasil

Se a cerveja preta é mais alcoólica ou não, agora o assunto é outro: quais os melhores exemplares à venda no Brasil? Pois, fomos atrás de quem entende e encontramos, no site especializado Infobeer, o top 10 das cervejas escuras no país. Olha só:

  1. Eisenbahn Dunkel
  2. Baden Baden Chocolate
  3. Colorado Demoiselle
  4. Wals Petroleum
  5. Bamberg Rauchbier
  6. Dama Bier Munich Dunkel
  7. Bohemia German Pilsner
  8. Schornstein Bock
  9. Tupiniquim Sweet Mary
  10. Invicta Black Cat

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.