15 cidades mais habitáveis do mundo em 2024
Viena lidera a lista das cidades mais habitáveis do mundo em 2024 pelo terceiro ano consecutivo
Quando se trata de qualidade de vida, as cidades mais habitáveis do mundo dão um show em diversas categorias essenciais. Neste sentido, o Índice Global de Habitabilidade 2024, publicado pela Unidade de Inteligência do The Economist (EIU), oferece uma análise abrangente. Para isso, avalia, por exemplo, fatores como saúde, educação, estabilidade, infraestrutura e cultura.
Neste ano, a cidade de Viena, na Áustria, lidera a lista pelo terceiro ano consecutivo. Assim, reafirma sua posição como a cidade mais habitável do mundo. Quer ver quais são as outras?
Leia mais: Que horário você deve chegar ao café do hotel? Matemático diz
O que coloca uma cidade entre as mais habitáveis do mundo?
Antes de tudo, vale entender melhor o que torna uma cidade habitável. Segundo o ranking do EIU, a classificação se baseia em 30 indicadores distintos divididos em cinco categorias principais:
- Estabilidade: segurança pública e ausência de conflitos internos.
- Saúde: qualidade e disponibilidade de serviços de saúde.
- Cultura e meio ambiente: diversidade cultural, eventos e qualidade ambiental.
- Educação: acesso e qualidade das instituições educacionais.
- Infraestrutura: qualidade de transporte, habitação e outros serviços públicos.
Ao todo, a consultoria avaliou e classificou 173 cidades em todo o mundo. Destas, 15 se destacaram nos critérios estabelecidos.
Leia mais: Mitos e verdades sobre os Jogos Olímpicos Antigos. Confira!
As melhores cidades para viver em 2024
Pelo terceiro ano consecutivo, Viena, capital da Áustria, lidera o ranking de cidades mais habitáveis do mundo. Só para ilustrar, recebeu notas perfeitas em estabilidade, saúde, educação e infraestrutura. Assim, oferece combinação imbatível de rica cultura e serviços públicos de alta qualidade.
O único “porém” foi a leve queda na pontuação para cultura e meio ambiente. Isso se deu, a princípio, pela falta de grandes eventos esportivos. Nada que, entretanto, tire a cidade de sua posição de destaque.
Outras cidades europeias se destacaram entre as mais habitáveis de 2024
Entretanto, Viena não foi a única cidade na Europa Ocidental a dominar a lista. Pelo contrário, o continente emplacou oito cidades entre as 20 melhores:
- Copenhague: mantém o segundo lugar, destacando-se em estabilidade e serviços públicos.
- Zurique: subiu para o terceiro lugar, desbancando Melbourne, na Austrália, que ficou em quarto.
- Genebra: outra cidade suíça entre as mais habitáveis, empatou na 5ª posição com Calgary, no Canadá
- Helsinque: a cidade finlandesa continuou a mostrar altos padrões de qualidade de vida
Leia mais: Vestidos brancos e bolos: as origens curiosas das tradições nupciais. Veja mais!
Tendências globais em habitabilidade
Ocorre que o relatório da EIU não apenas mostra as cidades mais habitáveis do mundo, como também revela algumas tendências interessantes. Só para exemplificar:
- Melhorias em países em desenvolvimento: segundo o ranking, a habitabilidade melhorou significativamente em várias cidades em países em desenvolvimento, principalmente em saúde e educação.
- Desafios em países desenvolvidos: por outro lado, muitas cidades em países ricos viram uma queda nas pontuações. Isso se deu sobretudo pela instabilidade política e problemas de infraestrutura.
- Impacto geopolítico: conflitos, como o entre Israel e Hamas, afetaram negativamente a habitabilidade de cidades como Tel Aviv.
Ademais, houve algumas mudanças importantes em relação ao índice do ano passado. É o caso de Hong Kong que teve um dos maiores saltos no índice. Só para ilustrar, subiu para a 50ª posição graças a melhorias em estabilidade e saúde. No entanto, a pontuação de democracia da cidade caiu devido à imposição de novas leis de segurança.
Além disso, cidades como Dubai e Abu Dhabi viram melhorias substanciais, atingindo altos níveis de habitabilidade. Tel Aviv, como já comentamos, caiu 20 posições devido ao conflito regional.
As 12 melhores cidades para se viver em 2024
- Viena, Áustria
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Calgary, Canadá e Genebra, Suíça (empate)
- Sydney, Austrália e Vancouver, Canadá (empate)
- Osaka, Japão e Auckland, Nova Zelândia (empate)
- Adelaide, Austrália
- Toronto, Canadá
- Helsinque, Finlândia
- Tóquio, Japão
- Perth, Austrália
Na outra ponta, as piores cidades para viver em 2024
Bom, se as cidades acima se destacaram como as mais habitáveis, outras ocuparam o posto inverso. Ao todo, dez locais pontuaram de forma negativa em alguns dos critérios, principalmente estabilidade, cuidados com a saúde e infraestrutura. São eles:
- Caracas, Venezuela
- Kiev, Ucrania
- Port Moresby, Papua Nova Guiné
- Harare, Zimbábue
- Dhaka, Bangladesh
- Karachi, Paquistão
- Lagos, Nigéria
- Algiers, Algéria
- Tripoli, Líbia
- Damasco, Síria
Para acessar o índice na íntegra (em inglês), basta clicar aqui na página do site Economist.
Em suma, o Índice Global de Habitabilidade 2024 oferece uma visão detalhada das cidades mais habitáveis do mundo, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria para cada uma. Para aqueles que buscam qualidade de vida, estabilidade e serviços públicos de excelência, elas cidades representam os melhores lugares para se viver atualmente.
Comentários estão fechados.