Cinema em casa! Veja como transformar seu celular em um projetor

Um tutorial para simular um cinema na sala de sua casa ou até usar o celular em suas apresentações

Um projetor é, sem dúvidas, um aparelho útil para muitas tarefas. Por exemplo, apresentações profissionais e acadêmicas, ou mesmo assistir a um filme em casa. Só que, convenhamos, o preço nem sempre cabe em qualquer orçamento. Mas, com um pouquinho de criatividade, dá para improvisar com algo que você, literalmente, tem em mãos. Em outras palavras, é possível transformar seu celular em um projetor.

Graças à própria tecnologia, o aparelho tem meios de se tornar um desses dispositivos tecnológicos. E, nem precisa de grandes arranjos para isso. Quer ver só?

Por que transformar seu celular em um projetor?

Antes de tudo, qual a vantagem de usar o celular como um projetor caseiro? Você pode até não saber, mas, em comparação a um projetor convencional, o smartphone tem melhor qualidade na imagem.

Isso ocorre porque as telas dos telefones foram projetadas com materiais de alta qualidade, assim, emitem cores brilhantes e mais nítidas. Da mesma forma, é possível controlar o tamanho da tela, ou seja, padrão, panorâmico ou em quadro.

Com isso, você garante que o conteúdo que vai projetar não seja cortado nas bordas e cantos. A princípio, quando usa a parede como base, tem a liberdade absoluta de “brincar” com os formatos de seus vídeos, imagens e filmes. Uma vantagem, principalmente, quando pretende simular um cinema em casa.

Leia mais: Como organizar suas fotografias de forma prática e eficiente no Google Fotos? Veja aqui!

Dá para usar no trabalho?

Embora transformar seu celular em um projetor seja tentador para assistir filmes, outra importante forma de uso é no trabalho. Afinal, se instalar aplicativos compatíveis com documentos, por exemplo, Word, Excel e PowerPoint, o projetor “caseiro” serve, muito bem, para projetar as suas apresentações executivas.

Ok, mas o que fazer quanto ao áudio? Um questionamento válido tanto para filmes quanto projetos, certo? Algo fácil de resolver. De modo geral, se quiser um som mais potente, basta conectar seu celular a alto-falantes portáteis e, assim, aproveitar melhor a experiência. Mas, inicialmente, os alto-falantes do telefone já conseguem fazer um bom trabalho.

Leia mais: Anaconda gigante é vista durante filmagens do novo documentário de Will Smith. Veja mais

Como fazer um projetor com seu celular?

Ok, então, vamos para o que interessa? Geralmente, certos modelos da LG, Sony e Motorola já vêm com o projetor, cujas funções são controladas por meio de um aplicativo. Enquanto isso, você estabelece a conexão com a lanterna do celular e, também, um suporte de plástico para ajustar a altura da imagem.

Mas, e quando o aparelho é de outra marca? Sim, sabemos que não é todo mundo que possui o smartphone destas fabricantes. Daí, existe outro método: transformar seu celular em um projeto com caixa de sapato. Para isso, precisa dos seguintes materiais:

  • Caixa de sapatos
  • Tinta preta
  • Lupa
  • Fita isolante

Primeiro, pinte o interior da caixa de preto. Em seguida, retire o vidro da lupa com a ajuda de uma tesoura. Então, corte um círculo na lateral da caixa com o tamanho do vidro da lupa.

No próximo passo, cole com fita isolante ou silicone a lente sobre o orifício da caixa. Trace, aí, um retângulo na mesma altura da caixa e coloque-o no meio do interior.

Por fim, carregue seu celular no retângulo para começar a projetar. Em questão de minutos, você tem, ali em frente, seu próprio projetor. Com isso, consegue reproduzir vídeos do YouTube ou Netflix, como se estivesse no cinema!

E aí, gostou da dica? Caso tente transformar seu celular em um projetor, conte como foi sua experiência!

Comentários estão fechados.