Além da nostalgia: 8 coisas dos anos 90 que não sentimos falta

Nem tudo era colorido nos anos 90. Relembre alguns aspectos negativos da época

Os anos 90 costumam ser lembrados com um certo charme nostálgico, como se fossem uma época dourada de simplicidade e diversão. Mas, se olharmos mais de perto, veremos que não era tudo tão perfeito assim. Havia várias coisas dos anos 90 que dificultavam o dia a dia, como a falta de internet rápida e as limitações tecnológicas que faziam com que até mesmo tarefas simples fossem mais complicadas.

Por isso, agora vamos dar uma olhada em alguns desses aspectos que muitas vezes acabam sendo esquecidos quando pensamos na década de 90.

Leia mais: 7 momentos em que uma pessoa revela quem ela realmente é

Coisas nos anos 90 que não eram tão boas

1. Falta de internet rápida

Você se lembra das conexões discadas? O acesso à internet era lento e frequentemente interrompido, já que se utilizava uma linha telefônica para conexão. Isso tornava a navegação e o acesso a informações bastante frustrantes.

Além disso, havia limite de banda larga. Até mesmo porque a banda larga ainda estava em seus estágios iniciais e não estava amplamente disponível, o que restringia a velocidade e a qualidade da conexão.

2. Tecnologia de Celulares

Quem não se lembra do celular “tijolão”? Os primeiros celulares eram volumosos e tinham uma autonomia de bateria limitada, tornando-os pouco práticos para uso constante.

Sem contar que os valores das ligações eram diferentes! As chamadas e mensagens eram caras, e a comunicação móvel não era acessível para todos.

Leia mais: Mitos e verdades sobre bateria do celular que você precisa saber!

3. Computadores e Software

Você se lembra de como eram os eletrônicos dos anos 90? Muitos computadores da época eram lentos e tinham pouca memória, o que fazia com que o uso de software fosse frequentemente interrompido por travamentos e lentidão.

Sem contar que os softwares não eram dos melhores. Sistemas operacionais como o Windows 95, apesar de inovadores, eram propensos a bugs e falhas.

4. Falta de Streaming

Nos anos 90, ver o seu filme favorito não era tão prático assim. Sem serviços de streaming, como Netflix e Spotify, as opções se restringiam a DVDs, fitas VHS e CDs, e a disponibilidade de conteúdo tinha limitação.

Além disso, a necessidade de armazenar e gerenciar fisicamente mídias físicas tornava a experiência de entretenimento menos prática e conveniente.

Leia mais: Como buscar felicidade e paz de espírito em 10 passos simples

5. Problemas sociais

Não podemos nos esquecer dos problemas sociais da época. A comunidade LGBTQ+ enfrentava alta discriminação e exclusão. O ativismo por direitos não era cmo hoje em dia e a aceitação social estava em seus estágios iniciais, levando a um ambiente frequentemente hostil.

Além disso, as mulheres enfrentavam preconceitos generalizados e barreiras significativas em várias áreas, incluindo no local de trabalho, onde muitas lutavam para alcançar igualdade e reconhecimento.

Na verdade, a luta por direitos e igualdade estava apenas começando, e as questões de gênero e orientação sexual frequentemente eram ignoradas ou minimizadas pela sociedade.

6. Corpos magros

A indústria da moda e a mídia promoviam um padrão de corpo extremamente magro, com modelos como Kate Moss se tornando ícones de beleza. A magreza era frequentemente associada à elegância e ao sucesso. Não há nenhuma saudade dessa parte!

7. Estilos de cabelo

Os cabelos lisos e impecáveis eram altamente valorizados, com alisadores e secadores sendo ferramentas essenciais para alcançar esse visual. O cabelo liso e sem frizz era o padrão ideal, em contraste com estilos mais naturais.

Hoje, já valorizamos os cabelos mais naturais e até mesmo o babyliss.

8. Maquiagem e pele

Por fim, a maquiagem dos anos 90 frequentemente incluía tons fortes e bem definidos, como batons escuros e sombras de olhos brilhantes. O visual era mais dramático, com ênfase em contornos e produtos de beleza marcantes.

Comentários estão fechados.