7 coisas que você nunca deve limpar com detergente (você vai se surpreender)
Saiba quais itens da sua casa podem ser danificados pelo produto e como limpá-los corretamente
Quando se trata de itens essenciais de limpeza, o detergente é, com certeza, um dos primeiros da lista. Afinal, o produto está sempre ali, em todas as casas. Muito disso se dá pela versatilidade, pois não o usamos apenas para lavar pratos e utensílios. Pelo contrário, também serve para remover manchas de óleo de roupas e desengordurar armários de cozinha, por exemplo. No entanto, existem coisas que você nunca deve limpar com detergente, sabia?
Pois é, apesar desse dinamismo todo, a limpeza de alguns itens domésticos com detergente pode causar sérios danos. O Tom’s Guide trouxe uma lista deles. Vem saber quais são para, assim, evitar estes problemas!
Leia mais: De onde vem o som que ouvimos em uma concha? Nem imagina!
1. Superfícies ou pisos de madeira são coisas que você nunca deve limpar com detergente
Nada limpar mesas, armários ou pisos de madeira com detergente! Mas, por quê? Geralmente, o material é revestido com um acabamento protetor ou óleos naturais. Daí, quando aplicamos o produto de limpeza, possivelmente vamos remover essa proteção, deixando o móvel ou qualquer item amadeirado completamente exposto a danos.
E se for uma superfície não tratada, posso usar? Também não, pois a madeira absorve o líquido e, consequentemente, fica com manchas ou danos visíveis. O ideal, então, é utilizar um limpador ou polidor específico para madeira.
2. Frigideira de ferro fundido
Um dos maiores erros da cozinha é usar detergente para lavar frigideiras de ferro. Sabe por quê? De modo geral, o produto tira os efeitos que o material do utensílio dá à comida. Sendo assim, a melhor maneira de limpá-lo é mergulhar em água quente antes de adicionar sal grosso. Depois, basta esfregar suavemente os restos de comida com uma esponja ou escova rígida.
3. Paredes pintadas com tinta fosca também são coisas que não se deve limpar com detergente
Por mais que você cuide das paredes da sua casa, com o tempo, elas vão ganhar manchas, como respingos de bebidas, gordura e sujeira. Além disso, se você tem crianças pequenas, vão aparecer ali marcas de lápis ou giz de cera. Daí, a primeira que você faz é preparar uma solução de detergente diluído em água, né? Mas, não deveria!
Inicialmente, essas superfícies não lidam bem com a limpeza com o produto, pois sempre há o risco de deixar um resíduo listrado ou arruinar o acabamento por completo. Portanto, para se livrar de manchas indesejáveis ou marcas, limpe pontualmente com um pano de microfibra úmido (branco).
Leia mais: Transforme sua rotina com estes 7 eletrodomésticos inteligentes
4. Itens de seda
Seja um lenço favorito ou roupas de cama, itens de seda são sempre difíceis de limpar. Mas se você ver uma mancha indesejável, não use detergente!
A seda é um tecido delicado, feito de dois tipos de proteínas (fibroína e sericina). Sendo assim, o produto pode quebrar a seda, degradando-a ao longo do tempo.
Portanto, antes de lavar, é melhor ler as instruções de cuidados no item primeiro. Uma dica é usar um detergente suave, não biológico, projetado para tecidos delicados. Ou, melhor ainda, colocar as peças dentro de um saco para lavanderia antes de lavar na máquina no ciclo suave/delicado.
5. Uma das coisas que você nunca deve limpar com detergente é a cafeteira
Essa, certamente, te surpreendeu! O fato é que, embora possamos lavar os compartimentos removíveis por dentro, especialistas alertam contra a limpeza ou descalcificação de cafeteiras ou máquinas de espresso com detergente.
Isso não só cria espuma na máquina, potencialmente causando danos, como deixa gosto de sabão na sua próxima xícara de café. E você não vai querer esse adicional de sabor na sua bebida, né?
Leia mais: Posso tomar café armazenado na garrafa depois de um dia?
6. Couro
Tem um sofá ou qualquer outro objeto de couro? Então, na hora de limpar, evite usar detergente. Este é um material orgânico que possui óleos naturais então, da mesma forma que a madeira, o produto de limpeza remove ou até deixa resíduos. Como resultado, vai embora o brilho natural, ficando com uma aparência opaca e sem vida.
Existem algumas maneiras de limpar couro sem danificá-lo. Uma delas é criar uma mistura de 50/50 de água destilada e vinagre branco em uma tigela. Em seguida, mergulhe uma esponja ou pano na solução de limpeza antes de limpar bem. Por fim, enxágue a esponja e limpe o item novamente para remover qualquer resíduo de sabão restante.
7. Sua lava-louças
Como assim, não dá para limpar a lava-louças com detergente? Pois é, não é recomendável! Especialmente se você decidir substituir a pastilha de lava-louças por detergente no dispenser. Adicionar algumas gotas no eletrodoméstico pode causar uma explosão de espuma devido ao excesso de produto.
Se você quiser limpar profundamente sua lava-louças, use um limpador específico para lava-louças para garantir que ela fique livre de germes e sem odores.
Agora que você conhece os itens que não devem ser limpos com detergente, compartilhe essas informações com quem você conhece. Proteja seus pertences e garanta uma limpeza eficiente e segura em sua casa. Lembre-se: nem sempre o detergente é a melhor opção!
Comentários estão fechados.