Como criar um escritório em casa? 10 itens que não podem faltar no seu home office

Dicas para criar o ambiente de trabalho ideal e confortável

Uma pesquisa da Bare International, líder em levantamentos sobre experiência do cliente, indica que 38% da população empregada trabalha em home office. Pois é, essa realidade contempla profissionais de todo o mundo e abrange tanto que atua de forma integral quanto no formato híbrido.

Se você faz parte dessa turma, o ideal é ter um escritório em casa bem equipado e, assim, manter sua produtividade. Te ajudamos com essa listinha com itens que não podem faltar.

10 itens fundamentais para um escritório em casa

Computador

Claro, né? O modelo vai depender das suas necessidades de trabalho, podendo ser um desktop ou um laptop. O primeiro costuma oferecer mais potência e possibilidades de upgrades a um custo menor. Por outro lado, os laptops são ideais se você precisa de mobilidade e flexibilidade para trabalhar em diferentes lugares.

No entanto, se suas atividades exigem programas pesados, como designers gráficos ou programadores, priorize um equipamento com boa memória RAM e um processador robusto é fundamental. Mas, se seu dia-a-dia se concentra mais em tarefas de escritório, um equipamento básico é suficiente.

LEIA MAIS: Com qual frequência você deve trocar os objetos que usa em casa?

Conexão à Internet

Outro must-have de um escritório em casa é um serviço de banda larga estável e rápido para evitar interrupções no fluxo de trabalho. Ainda, manter uma comunicação fluida com clientes e colegas. Se possível, invista em um bom roteador e mesmo um amplificador de sinal para garantir que a conexão seja ideal em toda a casa.

Isso garante a eficiência das tarefas e principalmente aumenta a confiança de pessoas parceiras quanto à sua disponibilidade.

Periféricos essenciais

Além do computador, existem vários periféricos indispensáveis para um home office funcional. Um monitor externo, por exemplo, é bem válido, sobretudo se você trabalha com múltiplas aplicações. Ou mesmo se precisa de um espaço maior de visualização. O teclado e o mouse ergonômicos são igualmente importantes para evitar tensões nas mãos e pulsos. Mas, se o seu trabalho inclui reuniões virtuais, deve ter:

  • Uma webcam de boa qualidade
  • Fones de ouvido com microfone integrado
  • Impressora com scanner

São todas ferramentas úteis que ajudam a manter a profissionalidade e eficiência.

Escrivaninha não pode faltar no escritório em casa

Porém, o ideal é que ela tenha o tamanho suficiente para acomodar todos os seus equipamentos sem ficar abarrotada. Ademais, considere um móvel com altura ajustável para alternar entre trabalhar sentado e em pé. Uma ajuda e tanto para sua saúde e aumentar a energia durante o dia.

Certifique-se também de que a escrivaninha tenha cantos arredondados e seja estável. Assim, você evita acidentes e proporciona um ambiente seguro e funcional.

LEIA MAIS: 6 dicas secretas para lidar com o estresse no trabalho e alavancar sua carreira

Cadeira ergonômica

Não se trata de luxo, mas um investimento essencial para qualquer pessoa que passe longas horas trabalhando em frente ao computador. Esse tipo de cadeira é projetado para apoiar a coluna e promover uma boa postura. Deste modo, ajuda a prevenir dores e problemas musculoesqueléticos.

Contudo, ao escolher uma cadeira ergonômica, procure por características como suporte lombar ajustável, apoios para os braços e um assento com profundidade ajustável. É isso que vai garantir que ela se ajuste perfeitamente ao seu corpo, permitindo que trabalhe de forma confortável e saudável.

Boa iluminação

A iluminação adequada no seu escritório em casa é rssencial para evitar a fadiga visual e manter a concentração. Por isso, sempre que possível, aproveite a luz natural, posicionando sua escrivaninha perto de uma janela.

Além disso, complemente com uma luminária de mesa ajustável que permita controlar a intensidade e a direção da luz. As lâmpadas LED também são uma excelente opção, pois oferecem uma luz brilhante sem gerar calor excessivo. Ademais, muitas permitem ajustar a tonalidade da luz para se adaptar a diferentes tarefas e momentos do dia.

LEIA MAIS: Calendário mais antigo do mundo pode comprovar evento cósmico devastador ocorrido há 13 mil anos

Armazenamento e organização

Deixar seu espaço de trabalho organizado é fundamental para manter a produtividade. Sendo assim, invista em soluções de armazenamento como gaveteiros, prateleiras e arquivos para guardar seus documentos e materiais de escritório.

Mas, não se trata apenas do espaço físico não! O uso de ferramentas digitais como Trello ou Asana também ajuda a organizar suas tarefas e projetos. Estas plataformas deixam sua mente focada no que realmente importa.

O escritório em casa deve ter seu software essencial

O software que você utiliza no seu escritório em casa deve facilitar sua vida e ajudá-lo a ser mais produtivo. Isso inclui, por exemplo:

  • Aplicativos de gerenciamento de projetos
  • Programas de comunicação
  • Ferramentas de armazenamento em nuvem

É o caso do Bitrix24, uma suíte completa de ferramentas para gestão empresarial. Ou o Zoom e Slack para comunicação com equipes remotas. Além disso, certifique-se de ter um bom sistema de backup automático para proteger seus dados de possíveis perdas.

Materiais de escritório

Embora a tecnologia domine o trabalho moderno, os materiais de escritório tradicionais ainda são essenciais. Clipes, grampeadores, marcadores, pastas e outros suprimentos básicos ajudam na organização e preparam as tarefas que surgirem ao longo do dia.

Ou seja, ter um kit poupa tempo e evita que você precise sair para comprar algo no meio da jornada de trabalho.

LEIA MAIS: Hidratante com fragrância similar ao Egeo Dolce do Boticário

Seu escritório em casa deve ter toques pessoais

Por fim, personalizar seu home office com toques pessoais faz uma grande diferença no bem-estar emocional e mental. Portanto, adicione elementos que o inspirem e o façam se sentir confortável, como fotos, plantas, arte ou qualquer objeto de que você goste.

Esses pequenos detalhes não só tornarão seu espaço de trabalho mais acolhedor, mas também refletirão sua personalidade. Sem falar que criam um ambiente onde você tem motivação para trabalhar.

E aí, vai aproveitar alguma destas dicas para montar seu escritório em casa?

Comentários estão fechados.