Como enfrentar a solidão: 6 dicas valiosas para se sentir bem consigo

Um dos passos para enfrentar a solidão é sentir-se bem na própria companhia

Sim, a solidão é assustadora. Mas, apesar disso, trata-se de uma experiência natural do ser humano. Sendo assim, qualquer pessoa, em algum momento da vida, vai passar por isso. Mas, o fato é que muita gente não sabe lidar com ela. Consequentemente, tem efeitos graves, tanto físicos quanto psicológicos. Motivo pelo qual vale recorrer a algumas dicas valiosas de como enfrentar a solidão.

Antes de tudo, é preciso saber diferenciar a solidão voluntária daquela que é imposta. Sobretudo, porque a segunda é muito pior, por se tratar da negação da sociedade a uma relação com outras pessoas. Desta forma, a interpretação é de rejeição, algo muito prejudicial para o bem-estar pessoal.

Por outro lado, há quem apenas precise ficar só (o que é altamente normal e até faz bem). Mas, ao mesmo tempo, não sabe como fazer isso. Se, e apenas se, este é o seu caso, trouxemos alguns truques para ajudar.

Ser social é uma das dicas de como enfrentar a solidão

Pode parecer contraditório, mas ter relações sociais ou emocionais te ajudam a encarar a solidão. Por outro lado, a falta delas pode levar à depressão e, numa espécie de efeito dominó, leva embora a saúde física. Sobretudo por aumentar o cortisol e enfraquecer o sistema imunológico. Em suma, é como se fosse uma doença, mesmo.

Leia mais: Por que alguns homens não avançam na vida? Conheça os traços dos mal-sucedidos

Reconhecer a solidão e compreendê-la

Você, com certeza, já deve ter ouvido a frase “se você tem um problema, o primeiro passo é reconhecê-lo”. Pois, é exatamente o que você precisa fazer aqui.

Dito de outra maneira, você precisa dar nome ao que sente para gerenciar melhor as emoções. Afinal, quanto mais você tentar esconder, piores serão as consequências. Sendo assim, aceite o processo e tenha o olhar voltado para uma mudança positiva.

Trabalhar a paciência

Como diz o ditado, a paciência é uma virtude. O que pouca gente te conta é que deve ser aprimorada. Principalmente, se quer exercitar o poder da solidão positiva.

De modo geral, exercitar a paciência para aprender a ficar só envolve todo um processo. Inicialmente, você pode achar tudo mais difícil e tedioso, além de ter recaídas com pensamentos negativos.

No entanto, tente não se perder, nem cair no desespero. Do contrário, nunca vai alcançar o sucesso deste objetivo.

Estar confortável consigo mesmo é primordial em como enfrentar a solidão

Impossível enfrentar a solidão sem saber lidar consigo mesmo. E, apesar de difícil, você só vai conseguir sozinho. Por isso, aprenda a se ouvir, a reconhecer seus defeitos e suas virtudes. Mas, principalmente, aprenda a se amar com eles. Dessa forma, você consegue colocar em perspectiva seu valor pessoal e saber o que realmente quer na vida.

Fazer planos de forma habitual

Ainda que, a princípio, pareça estranho sair sem alguém, não se deixe abater! No começo, pode ter uma sensação desagradável e se sentir muito desconfortável, mas insista em fazer suas coisas na própria companhia.

Dito de outra maneira, continue realizando suas atividades, mesmo se não tiver alguém para ir com você. Por exemplo, vá ao cinema, corra no parque ou tome algo em uma cafeteria. Não renuncie a nada pela solidão, pois, ao se trancar em casa, tudo fica muito mais difícil.

Leia mais: 10 comportamentos revelam que você tem maturidade e sabedoria

Contar com ajuda profissional

Por mais que tentemos, nem sempre dá para fazer tudo sem ajuda. E isso, sem dúvidas, inclui como enfrentar a solidão. Algo totalmente normal. Afinal, é sempre bom ter alguém com quem desabafar, a quem dizer como se sente se não puder se contar a si.

Além disso, o profissional é capaz de lhe dar uma série de orientações e exercícios para fazer em casa. Atividades que fazem com que você possa viver com melhor atitude o processo.

Então, quando você precisa se afastar um pouco, há formas de como encarar a solidão de forma positiva. Mas, quando se sente só involuntariamente, busque, também, ajuda! Uma orientação sempre é bem-vinda para se sentir ouvido e, mais ainda, buscar novas formas de interação social.

Comentários estão fechados.