Como ensinar seu cachorro a andar na coleira sem puxar? Dicas para passeios tranquilos!
Nem todos os cães são controlados na hora de passear! Se o seu estiver muito agitado, puxando a guia, veja como controlar.
Passear com um cachorro nem sempre é fácil! Existem cães que não controlam a animação e puxam a guia, levando o tutor para lá e para cá conforme suas vontades.
No entanto, para um passeio tranquilo e proveitoso, o tutor precisa ter o controle do cão, afinal, essa atividade deve ser feita diariamente para manter a saúde do pet em dia.
Se o seu cachorro não sabe andar tranquilamente na coleira, aqui vão algumas dicas de como passear com ele sem que ele puxe tanto a guia.
3 dicas para passear com o cachorro sem que ele puxe a guia
Tenha sempre um petisco à mão
Recompensar seu cão quando ele se comporta bem é uma ótima forma de moldar seu comportamento. Por isso, sempre tenha um petisco com você para incentivá-lo quando ele estiver andando tranquilamente na guia.
Se você fizer isso sempre, ele vai associar a recompensa ao comportamento e se acostumar a andar sem puxar a guia. Lembre-se de sempre recompensá-lo somente quando ele merecer.
LEIA MAIS:
- Mulheres dormem melhor com o pet do que com parceiros? Entenda!
- Tubarões: curiosidades e características desses animais fascinantes
Espere ele se acalmar
Um dos motivos pelos quais os cachorros puxam a guia é a ansiedade e a animação excessiva. Correr com ele ou deixar que ele te leve para qualquer lugar fará com que ele não aprenda a não puxar a guia.
Mantenha o controle e, sempre que ele começar a puxar a guia, pare e espere ele se acalmar. Isso fará com que ele entenda que, se puxar, ficará parado por um tempo.
Evite puxá-lo de volta quando ele te puxar, pois isso o deixará mais ansioso e pode fazer com que ele entenda que está sendo desafiado ou que você está brincando. Apenas fique parado e espere até ele se acalmar.
Tenha controle do seu cão
Não ceda a todos os caprichos do seu cão. Você é o tutor, então é você quem deve guiá-lo. Mantenha a guia curta e tente controlar para que ele ande ao seu lado em um ritmo tranquilo.
Com a constância de passeios e essas dicas, você consegue ensinar seu cachorro a andar de forma controlada ao seu lado. Mas se perceber que apenas seus ensinamentos não estão adiantando, talvez seja a hora de considerar um adestrador ou pesquisar mais a fundo o que pode estar causando essa ansiedade no seu cão.
Comentários estão fechados.