7 sinais de que uma pessoa é tóxica e desgastante

É possível melhorar a sua energia controlando quem está ao seu redor.

Você sabia que a sua energia pode sofrer grande influência de acordo com as pessoas com quem convive? Inclusive, estar perto de algumas pessoas pode ser como entrar em um campo minado emocional. Suas palavras e ações podem te deixar exausto, frustrado e até mesmo deprimido. Essas são as famosas pessoas tóxicas. Assim, a psicologia nos ensina a identificar esses indivíduos emocionalmente desgastantes e tomar medidas para proteger nosso bem-estar. Portanto, para proteger a sua energia e melhorar o seu humor, separamos algumas formas de descobrir se há pessoas assim sugando a sua energia. Saiba mais a seguir!

Leia mais: 8 segredos de mulheres sábias que transmitem confiança

7 sinais de alerta: desmascare pessoas emocionalmente desgastantes

1. Exigindo atenção constante

Pessoas emocionalmente desgastantes exigem atenção constante, seja através de elogios, validação ou simplesmente tempo e espaço. Elas podem monopolizar conversas, interromper constantemente e fazer pirraças quando não são o centro das atenções. Sua necessidade insaciável de atenção drena a energia dos outros e cria um ambiente sufocante.

2. Indiferença às suas necessidades

Suas necessidades e sentimentos parecem invisíveis para pessoas emocionalmente desgastantes. Elas se concentram exclusivamente em seus próprios problemas e dramas, ignorando as necessidades dos outros. Assim, seus pedidos de ajuda são frequentemente ignorados ou minimizados, deixando você se sentindo invalidado e sozinho.

Leia mais: Expressões faciais e gestos: veja como eles influenciam sua imagem

3. Charme exagerado

O charme inicial de pessoas emocionalmente desgastantes pode ser cativante, mas logo se torna sufocante. Dessa forma, elas exageram nos elogios, na gentileza e na atenção, criando uma falsa sensação de intimidade. Esse comportamento visa manipular e controlar você, prendendo-o em um relacionamento emocionalmente tóxico.

4. Negatividade constante

O mundo é um lugar sombrio para pessoas emocionalmente desgastantes. Elas se concentram nos aspectos negativos da vida, criticando tudo e todos ao seu redor.  Assim, suas reclamações constantes e pessimismo drenam a energia positiva do ambiente e te deixam para baixo.

Leia mais: Dormir e Personalidade: o que seus hábitos noturnos dizem sobre você

5. Manipulação emocional

Manipulação é a arma de escolha de pessoas emocionalmente desgastantes. Essas pessoas usam culpa, drama e chantagem emocional para controlar o comportamento dos outros. Então, seus pedidos de ajuda se transformam em armadilhas para te fazer sentir responsável por seus problemas, te prendendo em um ciclo de culpa e obrigação.

6. Vítima eterna

Pessoas emocionalmente desgastantes se veem como vítimas perpétuas das circunstâncias e dos outros. Por isso, nunca assumem a responsabilidade por seus problemas, culpando sempre fatores externos. Sua postura de vítima te manipula para oferecer apoio e compaixão, alimentando sua necessidade de atenção e drama.

Leia mais: Descubra se alguém está interessado em você: sinais e dicas reveladoras

7. Criticismo desmedido

Por fim, nada e ninguém escapa do olhar crítico de pessoas emocionalmente desgastantes. Isso porque elas encontram falhas em tudo e em todos, criticando constantemente a aparência, as escolhas e as opiniões dos outros. Dessa forma, seu pessimismo e negatividade te deixam inseguro e inferiorizado, minando sua autoestima.

Na verdade, é praticamente impossível não reconhecer uma pessoa tóxica e desgastante na sua vida. Nem sempre a melhor estratégia é apenas se afastar, às vezes você pode ajudá-la a se tornar uma pessoa melhor, ou até mesmo a reconhecer alguns pontos a melhorar. Claro que isso irá depender da sua intimidade e liberdade. Apenas assim você conseguirá definir o que será melhor para você.

De qualquer forma, ao identificarmos esses 7 sinais de alerta, caso a pessoa não esteja aberta ao diálogo, podemos nos afastar de pessoas emocionalmente desgastantes e proteger nosso bem-estar mental.

Não se esqueça de que priorizar nossa saúde emocional significa cultivar relacionamentos saudáveis e positivos com pessoas que nos elevam e nos inspiram.

Comentários estão fechados.