Como manter o vinho fresco depois de abrir? Confira!

Especialistas apontam que, para manter o vinho fresco, é importante reduzir a exposição ao oxigênio

No final da noite, ela está lá, te encarando da sua bancada. Mas, você sabe que não pode terminar tudo de uma vez. Então, o que você faz com aquela garrafa meio vazia (ou meio cheia) de vinho?

Não se preocupe, pois especialistas dão dicas de como manter o vinho fresco após abrir.

Quanto tempo manter um vinho aberto?

Antes de mais nada, uma pergunta importante: quantos dias um vinho permanece “bom” após aberto? Embora isso varie conforme vários fatores, de modo geral, o ideal é pensar no prazo máximo de 36 horas.

No entanto, há quem afirme que tem como manter o vinho fresco mesmo dias após a abertura. Como falamos, isso depende de elementos estruturais diferentes, por exemplo, a firmeza dos taninos do vinho, nível de acidez, açúcar e teor alcoólico.

LEIA MAIS: 3 xícaras de chá podem desacelerar o envelhecimento, segundo pesquisa

Geralmente, vinhos tintos encorpados podem durar de três a cinco dias. Por outro lado, vinhos mais leves resistem apenas de dois a três dias, o que inclui os brancos.

Já para os espumantes, fica mais difícil manter frescos pela natureza da bebida. Deste modo, dois a três dias são o suficiente se você quiser experimentá-lo no auge.

Vinhos envelhecidos, por fim, tendem a ser mais delicados do que os mais novos. Portanto, não custa nada consumir imediatamente após abrir. Segundo especialistas, quando essas bebidas são expostas a muito oxigênio, os taninos se quebram e a bebida fica frágil.

Então, como manter o vinho fresco após abrir?

Sabendo de tudo isso, amantes do vinho precisam entender que, após deixar uma garrafa aberta por uma noite, a quantidade de oxigênio afetará o sabor do vinho. Afinal, é o principal contribuinte para a deterioração e oxidação da bebida.

Para evitar esse problema, quem entende bem de vinhos tem sempre algumas ferramentas à mão para remover o oxigênio de suas garrafas. Mas, nem todo mundo tem orçamento para adquirir sistemas que, inclusive, podem sair bem caro.

Logo, vale algumas medidas caseiras de como manter o vinho fresco, mesmo após aberto. Por exemplo:

  • Certifique-se de armazenar seu vinho com a respectiva rolha.
  • Se você bebe regularmente champanhe ou outros espumantes, invista em um recipiente adequado para manter as garrafas frescas.
  • Mantenha as garrafas longe da luz e, inclusive, das janelas. Afinal, a ideia é saber como manter o vinho fresco mesmo depois de aberto, mas não necessariamente frio.
  • Ao contrário do que muita gente pensa, a temperatura de armazenamento não afeta realmente o envelhecimento. Em outras palavras, colocar uma garrafa de vinho tinto na geladeira em vez de mantê-la na bancada não fará com que ela dure mais. Sendo assim, armazenar vinho na geladeira tem mais a ver com sua preferência.
  • Considere comprar garrafas menores, de tamanho pessoal. Em algumas lojas e mercados, há vinhos com menos de 750 ml. Isso é incrível na sua jornada de como manter o vinho fresco, pois reduz a exposição ao oxigênio.

LEIA MAIS: Qual é a hora ideal para desfrutar do café matinal? A ciência responde!

Então, aprendeu todas as técnicas de como manter o vinho fresco, mesmo após aberto? No entanto, mais do que saber disso, vale uma recomendação: beba com moderação! Álcool em excesso faz mal à saúde física e mental, além dos riscos de causar dependência.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.