Qual é o significado da sua cor favorita ao redor do mundo?

Cada cor pode despertar um sentimento específico, a depender do local.

Para a Física, as cores são apenas percepções visuais causadas pela luz. Mas, quando falamos de cultura, cada cor tem um significado próprio, baseado no que elas despertam nos seres humanos. Assim, o significado das cores ao redor do mundo são diversos a depender de cada cultura.

Cores ao redor do mundo

As cores desempenham um papel significativo em diferentes culturas ao redor do mundo, cada uma carregando seus próprios significados e simbolismos.

1. Azul

O azul é uma cor que evoca uma variedade de sentimentos e significados em todo o mundo. Enquanto em alguns países, como Turquia, Grécia, Irã, Afeganistão, e Albânia, o azul simboliza cura e proteção contra o mau-olhado, em culturas orientais, representa imortalidade e, na Ucrânia, denota boa saúde. No hinduísmo, o azul está fortemente associado a Krishna, um símbolo de amor e alegria divina​​.

Leia mais: Cores de cada signo em 2024: o que usar para ter sorte e prosperidade

2. Vermelho

O vermelho é uma cor com uma rica variedade de significados. Nas culturas ocidentais, é frequentemente associado a emoções intensas, como paixão, amor e perigo. Em países como a Rússia, o vermelho também está ligado ao comunismo e à revolução.

Nas culturas asiáticas, é uma cor de grande importância, simbolizando boa sorte, alegria e prosperidade. Na Índia, representa pureza e espiritualidade, enquanto em algumas partes da África, está ligado à morte e, na Nigéria, simboliza agressão e vitalidade​​​​​​.

3. Rosa

As culturas veem a cor rosa de maneira diversificada em diferentes culturas ao redor do mundo. Na cultura ocidental, geralmente associa-se à feminilidade, inocência e pureza, simbolizando carinho, amor, alegria, esperança e felicidade.

Na tradição Hindu, a rosa associa-se à deusa do Amor Lakshmi, enquanto no cristianismo, simboliza o coração de Cristo e a virgem Maria, representando pureza, castidade e virtude.

4. Amarelo

O amarelo, na cultura ocidental, é ligado a felicidade, otimismo e esperança. No entanto, na Alemanha, representa inveja. No Egito, o amarelo significa felicidade e boa sorte, e também está associado ao luto. Espiritualmente, o amarelo é ligado ao intelecto, à criatividade e à coragem​​​​.

Leia mais: 5 escolhas que os ricos fazem e que você deveria fazer também

5. Branco

No Islã, o branco é usado durante a peregrinação a Meca, enquanto no Judaísmo, é a cor do Yom Kippur. Em algumas culturas asiáticas e eslavas, e também no antigo Egito, o branco representa a morte. Em culturas asiáticas, o branco é frequentemente utilizado em funerais, simbolizando um novo começo após a morte​​​​.

Comentários estão fechados.