Como proteger o seu pet dos fogos de artifício do final do ano?

Não deixe o seu pet sofrer.

Está chegando o final do ano e, com ele, toda a comemoração com fogos de artifício, para o desespero dos donos dos pets. Os fogos de artifício são uma tradição comum em muitas comemorações, especialmente na virada de ano. No entanto, enquanto muitas pessoas apreciam os espetáculos de luz e som, os pets podem ficar extremamente incomodados e assustados com o barulho alto e repentino dos fogos de artifício. Mas, como proteger o seu animalzinho do susto dos fogos? Bem, é o que você verá a seguir.

Por que os pets se assustam com os fogos de artifícios?

Antes de mais nada, os ouvidos dos pets são muito mais sensíveis do que os nossos. Assim, como os fogos de artifício produzem sons intensos e agudos, eles podem ser dolorosos para os animais. Um pouco triste para o seu bichinho. Além disso, o barulho repentino e imprevisível dos fogos de artifício pode causar um susto ainda maior.

Outro fator que pode contribuir para o susto é que os animais têm um instinto natural de proteção e podem interpretar o barulho dos fogos de artifício como uma ameaça. Então, isso pode acarretar reações de medo e ansiedade, assim como tentativas de fuga, tremores, latidos excessivos ou até mesmo comportamentos destrutivos.

Por fim, se um animal já teve experiências negativas com fogos de artifício no passado, ele pode desenvolver um medo condicionado. Então, essas associações negativas podem fazer com que o animal fique ainda mais assustado e ansioso quando ouvir os ruídos dos fogos novamente.

Leia mais: Como ensinar seu cachorro a andar na coleira sem puxar? Dicas para passeios tranquilos!

Como proteger o seu pet dos barulhos dos fogos de artifício do final do ano?

Bem, não tem muito para onde fugir. Afinal, é impossível acabar com toda a barulheira dessa época. Mas, não se preocupe, há algumas dicas que poderão te ajudar com o seu pet.

Primeiro, durante os períodos em que os fogos de artifício são mais comuns, certifique-se de que o seu pet tenha acesso a um ambiente seguro dentro de casa. Portanto, feche janelas e portas para reduzir o ruído externo e crie um espaço acolhedor com cobertores, brinquedos e a cama do seu pet.

Além disso, durante os fogos de artifício, tente distrair o seu pet com brincadeiras, petiscos ou atividades que ele goste. Bem, o barulho não irá desaparecer, mas seu pet poderá se sentir menos ansioso.

Outra dica mais prática é usar abafadores de som e fones de ouvido específicos para pets. Assim, poderá reduzir o impacto do barulho.

Ademais, algumas terapias alternativas, como a musicoterapia e a aromaterapia, podem ajudar a acalmar os pets durante os episódios de fogos de artifício. Porém, não o faça sem uma orientação profissional.

Por fim, consulte um veterinário, não só ele conseguirá orientar melhor em relação às medidas para proteção do pet, como também conseguirá tratar episódios de ansiedade, ou caso o seu pet tenha medo intenso. Talvez sendo necessário até prescrever medicamentos ou outras medidas para ajudar a reduzir a ansiedade do animal.

Comentários estão fechados.