Como saber se preciso de queratina no cabelo?

Entenda de que maneira a queratina combate fios fracos e quebradiços!

Certamente, você já deve ter visto algumas pessoas usando queratina no cabelo para fortalecer os fios e deixá-los mais encorpados. Mas, o que – de fato – é a queratina e qual a sua função na saúde capilar? É sobre isso que vamos falar hoje!

Primeiro, é importante que você saiba que cerca de 85% dos fios capilares são compostos por aminoácidos que formam a famosa queratina.

Logo, isso explica o fato de ela ser um dos principais ativos para ter um cabelo forte, brilhoso e saudável. Devendo ser utilizada de forma exógena caso os fios capilares estejam com baixos níveis de queratina.

O que a queratina faz no cabelo?

A queratina é responsável por preencher a estrutura dos fios, estando presente na maior parte da sua composição. Ou seja, é ela que dá forma aos cabelos, independentemente de qual tipo de cabelo seja.

Por essa razão, quando os níveis de queratina nos fios estão baixos, eles ficam mais propícios a quebras, reduzindo a densidade capilar.

Leia mais: Como ser mais atraente? 7 dicas simples que funcionam sempre. Confira!

Quando utilizar queratina no cabelo?

A queratina no cabelo deve ser utilizada quando os seus níveis naturais estão baixos, o que pode ser observado se os fios estiverem danificados.

Além disso, a reposição de queratina também é indicada após procedimentos químicos, como alisamentos, descolorações ou qualquer outro processo químico que mude a estrutura do fio, pois eles tendem a afetar a quantidade de queratina capilar.

Por outro lado, deve-se ter moderação no seu uso no cabelo, pois o excesso pode provocar o efeito rebote, gerando rigidez e quebra capilar.

Neste caso, o ideal é fazer tratamentos de reposição de queratina a cada 15 dias ou 1 vez por mês, mediante as necessidades do fio.

O que causa a redução de queratina?

Pranchas, escovas térmicas, alisamentos e descolorações são os principais responsáveis por reduzir os níveis de queratina no cabelo.

Mas, os fios também podem perder queratina devido a fatores ambientais, como sal do mar, poluição e cloro da água de piscina.

Como saber se estou com baixa de queratina no cabelo?

Por fim, os principais sinais de baixa queratina no cabelo são fios opacos, fracos, quebradiços e altamente ressecados.

Comentários estão fechados.