8 técnicas para superar uma separação, segundo especialista
Nada dura para sempre e, às vezes, o mesmo acontece com o amor.
As separações são dolorosas e desafiadoras, mas com a abordagem certa, você pode superar essa fase e seguir em frente com a sua vida. O especialista em relacionamentos amorosos, Gary Lewandowski, professor de psicologia da Universidade de Monmouth, compartilhou algumas dicas valiosas para te ajudar nesse processo, veja abaixo formas de superar uma separação
Adeus, ex! Dicas infalíveis para superar a separação e encontrar a felicidade
Não tem jeito, eventualmente términos e recomeços acontecerão. Afinal, a vida é cheia de novos ciclos. Porém, nem sempre é fácil encerrar um ciclo e superar a separação. Por isso, aqui separamos algumas dicas que realmente poderão te ajudar. Afinal, é importante viver a vida com o seu máximo potencial e aproveitando o que ela tem para te oferecer, seja sozinho(a), seja acompanhado(a).
Leia mais: 12 lições que os homens aprendem tarde demais na vida
1. Mude sua rotina
A rotina pode ser um gatilho constante de memórias e sentimentos do passado. Por isso, saia da zona de conforto, experimente novos hobbies, faça viagens curtas ou explore novos lugares. Mudar sua rotina te ajudará a se distrair, se conectar consigo mesmo e criar novas experiências.
2. Nova analogia do trabalho
Imagine a separação como um “trabalho” que você precisa realizar para se curar. Dedique tempo e esforço para processar suas emoções, refletir sobre o relacionamento e cuidar de si mesmo. Essa analogia pode te ajudar a ter foco e disciplina durante esse processo.
3. Desintoxicação da mídia social
As redes sociais podem ser um campo minado para quem está se recuperando de uma separação. Portanto, evite stalkear o perfil do seu ex, ver fotos de casais felizes ou se comparar com a vida de outras pessoas. Faça uma pausa das redes sociais ou utilize-as com moderação.
Leia mais: Pense antes de falar! 7 frases que os introvertidos odeiam escutar
4. Contato fácil
Na era digital, manter contato com o ex é extremamente fácil. Isso pode prolongar o processo de cura e dificultar o desapego. Por isso, evite mensagens, ligações ou encontros casuais. Se for necessário comunicar algo importante, opte por um canal neutro e objetivo.
5. Atividade física
A prática de exercícios físicos libera endorfina, um hormônio que promove o bem-estar e reduz o estresse. Além disso, te ajuda a se distrair, melhorar a autoestima e ter mais energia para enfrentar os desafios do dia a dia.
Leia mais: Estratégias para lidar com pessoas tóxicas e impor limites. Confira!
6. Evite perguntas sobre o ex
Conversas com amigos em comum ou familiares sobre o seu ex podem reabrir feridas e dificultar o processo de cura. Evite perguntas sobre a nova vida dele ou sobre o relacionamento. Foque em si mesmo e nas pessoas que te fazem bem.
7. Lista de coisas negativas
Lembre-se dos motivos que levaram ao fim do relacionamento. Faça uma lista com as coisas negativas que te incomodavam no ex ou na relação. Essa lista pode te ajudar a se manter firme na sua decisão e evitar a tentação de voltar atrás.
Leia mais: 7 Sinais de que você está no caminho certo para o sucesso
8. Desapegue dos presentes
Por fim, presentes, fotos e outros objetos que remetem ao ex podem ser dolorosos de manter por perto. Por isso, doe, venda ou descarte esses itens. Isso te ajudará a desapegar do passado e seguir em frente com a sua vida. Muitas vezes esses itens se associam a boas lembranças e, ao se lembrar da parte boa do relacionamento, a saudade pode surgir e ser uma ameaça à sua recuperação.
O tempo é o melhor remédio. Portanto, seja paciente consigo mesmo, procure ajuda de amigos, familiares ou profissionais se precisar, e acredite que você é capaz de superar essa fase e encontrar a felicidade novamente.
Comentários estão fechados.