7 comportamentos que revelam se você está infeliz

Aprenda a identificar e mudar comportamentos de infelicidade profunda para uma vida mais feliz

Responda com sinceridade: você vive, hoje, a vida que planejava? Ou, acabou seguindo rumos inesperados que, na verdade, não te trazem a sensação de realização e felicidade? Infelizmente, as coisas nem sempre correm como sonhamos ou mesmo lutamos por elas. O problema é que, para muita gente, esse sentimento de insatisfação e tristeza pode afetar sua vida de forma bem significativa. Por isso, é fundamental reconhecer 7 comportamentos que revelam se você está infeliz. E mais ainda, tentar mudar!

7 comportamentos que revelam se você está infeliz

1. Reclamação constante

Você é aquela pessoa que sempre vê o copo meio vazio? Pois é, essa visão é comum entre adultos que estão profundamente infelizes com suas vidas. Reclamar se torna um hábito tão natural que eles nem percebem.

Neste sentido, focar nos aspectos negativos se torna um mecanismo de enfrentamento, mas essa perspectiva acaba afastando a positividade. E dá para mudar? Sim, sobretudo tentando direcionar a atenção para as soluções, e não no problema. Ademais, mesmo que tudo esteja desafiador, sentir-se grato pelas mínimas conquistas.

Leia mais: 7 atitudes tóxicas que acabam com a confiança de uma criança

2. Evitar interações sociais é um dos comportamentos que revelam se você está infeliz

Quando você não está bem, instintivamente se isola. A princípio, esse isolamento não é exatamente por querer ficar só, mas simplesmente não uma realidade desconfortável. Em outras palavras, trata-se de uma forma de fuga. Portanto:

  • Faça um esforço consciente para participar de eventos sociais.
  • Conecte-se com amigos e familiares, mesmo que seja virtualmente.

3. Viver no passado

Geralmente, quem está infeliz refugia-se no passado, lembrando sempre dos “bons velhos tempos”. Entretanto, além de intensificar a infelicidade, esse comportamento impede de aproveitar o momento atual. E principalmente, encontrar formas de mudar o que está tão ruim. Sendo assim, é imprescindível definir metas e trabalhar nelas diariamente. Ainda, tentar práticas de mindfulness e focar no presente.

4. Um dos comportamentos mais perigosos que revelam se você está infeliz é negligenciar o autocuidado

A falta de motivação para se cuidar pode ser um sintoma de infelicidade profunda. Isso inclui ignorar a aparência pessoal e a saúde, um reflexo de como se sente por dentro. Mas, por mais difícil que seja, você deve enfrentar:

  • Criando uma rotina de autocuidado.
  • Encontrando atividades físicas que você goste e incorpore-as no seu dia a dia.

Leia mais: 8 hábitos que vão facilitar sua vida, segundo a psicologia

5. Exagerando nas distrações

Você passa tanto tempo maratonando séries que deixa mesmo seus afazeres atrasados? Ou, interrompe, várias vezes por dia, suas tarefas para dar aquela espiadinha nas redes sociais?

Mais do que um simples problema de concentração e procrastinação, trata-se de uma forma de lidar com a insatisfação. Só que as distrações excessivas são uma fuga temporária, mas não resolvem os problemas subjacentes.

Por isso, limite o tempo de uso de dispositivos eletrônicos. Em vez disso, dedique-se mais a hobbies e atividades que tragam prazer e satisfação.

6. Ser excessivamente crítico com os outros é um dos comportamentos que revelam se você está infeliz

Da mesma forma que assuma uma visão pessimista da realidade, um sinal de insatisfação é criticar constantemente os outros. Afinal, encontrar defeitos em tudo e em todos é mais fácil do que enfrentar os próprios problemas. No lugar, tente:

  • Ter mais empatia e entender o ponto de vista dos outros.
  • Concentrar-se em suas qualidades e conquistas.

Leia mais: Personalidade tóxica? Veja os traços da criatividade malévola

7. Ignorar suas paixões

Por fim, quando alguém está profundamente infeliz, é comum abandonar hobbies e paixões que antes traziam alegria. O problema é que deixar de lado atividades que acendem a alma pode agravar ainda mais a sensação de insatisfação.

Logo, reserve tempo para atividades que você ama ou, quem sabe, até redescobrir antigas paixões e mesmo explorar novas.

Se você reconheceu alguns desses comportamentos que revelam se está infeliz, saiba que você não está só. Entretanto, a autoconsciência é uma ferramenta poderosa para iniciar mudanças positivas. Portanto, identifique as áreas de sua vida que estão causando insatisfação e trabalhe para alterá-las. E se precisar de ajuda profissional, busque!

Comentários estão fechados.