5 sinais sutis de que alguém está te julgando em uma conversa
Identifique esses comportamentos para aprimorar suas habilidades interpessoais.
Todos já estivemos em uma situação onde a conversa parece amigável, mas algo não parece certo. Há momentos em que, apesar de sorrisos e acenos, podemos sentir que a pessoa com quem estamos falando está nos julgando secretamente. Isso pode ser frustrante e desconcertante, mas reconhecer esses comportamentos sutis de julgamento pode ajudar a se afastar dessas situações e melhorar suas interações sociais.
Portanto, aqui estão cinco sinais que podem indicar que alguém está julgando você internamente.
Leia mais: 8 coisas que pessoas disciplinadas fazem à noite antes de dormir
Comportamentos sutis de julgamento
Antes de mais nada, é importante saber que, infelizmente, o julgamento está presente no comportamento da maioria das pessoas. Assim, nem sempre é importante levar isso em consideração, visto que o importante é como você realmente age e se comporta e não como os outros te julgam. Porém, separamos aqui alguns dos comportamentos de pessoas que julgam os outros, pois pode ser elas estejam passando dos limites e gerando relações tóxicas no seu ciclo social. Por isso, se você tem uma dessas pessoas na sua vida, talvez seja a hora de rever as suas relações. Então, confira a seguir.
1. Sinais de desinteresse
Quando alguém está julgando você, é comum que essa pessoa não esteja totalmente envolvida na conversa. Então, se você perceber que a pessoa está dando respostas curtas, não faz perguntas de acompanhamento ou parece distraída, é provável que ela esteja mais preocupada em formar opiniões sobre você do que em participar ativamente do diálogo.
2. Linguagem corporal defensiva
Além disso, os gestos e posturas de uma pessoa podem dizer muito sobre seus verdadeiros pensamentos. Mesmo que ela esteja sorrindo e acenando, sinais como braços cruzados, falta de contato visual e postura corporal fechada podem indicar que a pessoa está se sentindo desconfortável ou está julgando você internamente.
Leia mais: 8 frases que pessoas com pouca habilidade social sempre falam
3. Mudanças bruscas de assunto
Outro sinal de julgamento secreto é quando a pessoa muda de assunto repentinamente durante a conversa. Por exemplo, caso você esteja falando sobre algo importante para você e a pessoa desvie a conversa sem reconhecer o que você disse, isso pode ser um indicativo de que ela não valoriza sua opinião ou experiência.
4. Desvalorização dos sentimentos
Se alguém desconsidera seus sentimentos ou os minimiza com comentários como “você está exagerando” ou “não é tão importante assim”, isso pode ser uma forma sutil de julgamento. Este comportamento indica que a pessoa não está validando suas emoções e, ao invés disso, está formando uma opinião negativa sobre você.
Leia mais: 5 momentos de raiva que todos os adultos já passaram e vão reconhecer
5. Tentativas de superioridade e críticas
Por fim, pessoas que julgam frequentemente tentam afirmar sua superioridade de maneiras sutis. Dessa forma, elas podem minimizar suas conquistas ou sempre ter uma história melhor para contar. Estes comportamentos podem criar uma sensação de inferioridade e é um indicativo claro de julgamento.
Além disso, se uma pessoa frequentemente critica outras pessoas na sua presença, há uma grande chance de que ela também esteja julgando você da mesma forma. Esse hábito de focar nos aspectos negativos dos outros é um sinal de que a pessoa tem uma mentalidade crítica e julgadora. Então, pense bem antes de entrar em uma conversa cheia de julgamentos, pois, com certeza, ao sair dessa conversa, você será o próximo alvo dessas críticas.
E aí, você já havia parado para pensar em todos esses sinais que mostram que alguém julga os outros com frequência? Mais importante do que perceber se pessoas do seu convívio apresentam esses sinais, é se atentar para que você não se transforme em uma pessoa que julga excessivamente os outros. Ao julgarmos, perdemos a chance de conhecer quem o outro realmente é. Por isso, use esse artigo como um momento de reflexão a fim de se tornar uma pessoa melhor.
Comentários estão fechados.