Copa Mundial da Cerveja 2024: Goiabinha de Porto Alegre tem medalha de ouro

Além da portoalegrense, cerveja de Ipeúna também levou primeiro lugar em sua categoria

A Copa Mundial da Cerveja (World Beer Cup – WBC), edição 2024, evidenciou as melhores cervejas artesanais do mundo. Neste ano, a Goiabinha, da Suricato, de Porto Alegre, se destacou ao conquistar o primeiro lugar na categoria Contemporary Gose. O evento, organizado pela Brewers Association (BA), celebra anualmente a diversidade e a criatividade dos cervejeiros artesanais independentes.

A competição deste ano ocorreu durante a Craft Brewers Conference® & BrewExpo America em Las Vegas. Com a participação de 280 juízes de 37 países avaliando as amostras em 110 categorias e 172 estilos, o evento contou com 9.300 candidaturas de 2.060 cervejarias de 50 países diferentes.

O destaque da cerveja nacional é digno de nota, não é mesmo? Quer saber mais sobre ela? Vamos lá!

LEIA MAIS: Dicas para escolher o vinho ideal em restaurantes. Confira!

Goiabinha: motivo de orgulho para o Brasil

Para quem não está familiarizado, a Goiabinha é uma Contemporary Gose que já havia conquistado outras premiações anteriormente. Por exemplo, nos Concursos Brasileiros da Cerveja em 2019 e 2020. Com um perfil mais ácido e salgado devido à adição de frutas e condimentos diversos, a cerveja se destaca.

Além da presença de hibisco na receita, o que lhe confere a cor rosa, a Goiabinha possui 4% de teor alcoólico, sendo extremamente leve, com um final seco e refrescante. Ideal para harmonizar com queijos, pernil suíno e sobremesas à base de chocolate.

Diante da forte concorrência, o reconhecimento obtido corrobora a qualidade e a inovação das cervejas brasileiras, as quais continuam ganhando prestígio no cenário internacional.

Outros destaques da Copa Mundial da Cerveja

A Goiabinha não foi a única representante latino-americana a se sobressair no evento! A edição de 2024 viu a participação e vitória de outras marcas de países vizinhos. Em cada categoria, três vencedores foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze, incluindo outras brasileiras, de Ipeúna. Os destaques da nossa terra foram:

  • Contemporary Gose: A cerveja “Goiabinha” da Suricato, de Porto Alegre, Brasil, conquistou o ouro.
  • Experimental India Pale Ale: A “Kross IPA Pomelo” da Southern Brewing Co., de Santiago, Chile, levou o ouro.
  • Export Stout: A “Pueblito” da Compañía Cervecera Hércules, de Santiago de Querétaro, México, foi premiada com o ouro.
  • Fruit Beer: A “Rose Brut” da Cerveza 7 Vidas, de Tacna, Peru, ficou com o ouro.
  • German-Style Koelsch: A “Banquetera” da Buqui Bichi Brewing, de Hermosillo, México, recebeu o ouro.
  • Old Ale or Strong Ale: A “St. Patrick’s Old Ale” da Brew Center Cervejas Especiais, de Ipeúna, Brasil, foi a vencedora do ouro.

LEIA MAIS: É isto o que acontece com você quando come açúcar

A relevância da World Beer Cup

Chris Williams, diretor da competição, destacou a importância dos prêmios que, segundo ele, representam não apenas qualidade excepcional, mas também inovação e criatividade. Características que impulsionam de maneira significativa a indústria mundial de cerveja artesanal.

Além de premiar as melhores cervejas do ano, a Copa Mundial da Cerveja oferece um ambiente para troca de ideias e técnicas entre cervejeiros de todo o mundo. Isso possibilita aos fabricantes descobrir e compartilhar novas tendências e sabores emergentes da indústria cervejeira.

Confira todas as cervejas vencedoras aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.