6 cuidados de higiene que você dever ter com os gatos e não sabia

Garanta o bem-estar do seu felino com esse guia essencial. Além de limpo, ele ficará feliz e confortável!

Os felinos são conhecidos por sua natureza meticulosa e hábitos de limpeza impecáveis. No entanto, para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet, é preciso ficar atento aos cuidados de higiene para ter com o gato.

Dessa forma, você pode ajudar seu amigo de quatro patas a ter uma vida mais saudável e feliz. Então, vem conosco conferir 6 dicas valiosas para mantê-lo limpo e livre de doenças!

Cuidados de higiene para ter com o gato

1 – Mantenha o ambiente limpo

Os gatos adoram um local higienizado, por isso, mantenha o chão e os móveis livres de poeira e pelos para evitar que o bichano se suje. Assim, isso proporcionará um espaço agradável para ele se sentir confortável e seguro. Além disso, deixe água fresca e limpa sempre disponível.

Leia mais: 12 formas do seu cachorro conversar com você

2 – Atenção a caixa de areia

Manter a caixa de areia limpa e arejada é fundamental para prevenir problemas de saúde, tanto para o seu pet como para todos que residem no local. Neste caso, o ideal é limpá-la todos os dias (no mínimo uma vez por dia) e lavar semanalmente.

3 – Faça a devida limpeza das orelhas e olhos

Utilize algodão e produtos específicos para limpar apenas a parte externa das orelhas. Nunca utilize cotonetes, pois podem ferir o animal! Já para limpar os olhos, utilize soro fisiológico e gaze.

4 – Não descuide da higiene bucal

A escovação dos dentes deve ser feita com escova e pasta específicas para pets. Sabendo disso, você deve escovar diariamente (ou conforme indicação do veterinário) para prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

5 – Corte as unhas regularmente

Aparar as unhas garante a segurança de todos, uma vez que unhas compridas podem machucar o tutor e outros animais de estimação durante as brincadeiras. Neste caso, utilize um cortador específico para gatos e tenha cuidado para não cortar a parte viva da unha.

Leia mais: 6 diferenças entre gatos machos e fêmeas que você nem imaginava!

6 – Dê banhos com bom senso

Embora os gatos tenham a habilidade de se limparem, banhos ocasionais podem ser necessários. Mas, evite exageros para não ressecar a pele do animal.

O recomendado é consultar o veterinário para determinar a frequência ideal de acordo com as necessidades específicas do seu felino.

Além disso, dentre os cuidados de higiene para ter com o gato, a tosa também é essencial para evitar a formação de bolas de pelo. Por isso, leve-0 para tosar sempre que necessário e escove regularmente a pelagem para remover os pelos mortos.

Comentários estão fechados.