De onde vêm os tamanhos dos cafés do Starbucks?

Tudo começa nas origens da própria rede de cafeterias e tem inspiração na Itália

Você já se perguntou por que o Starbucks usa termos como tall, grande e venti em vez de simplesmente pequeno, médio e grande? Pois, esta é uma característica muito peculiar de uma das maiores redes de cafeterias do mundo. E sabia que existe toda uma história por trás dos tamanhos dos cafés do Starbucks?

A princípio, tudo começa lá atrás, quando a rede ainda era conhecida como Il Giornale. Foi lá que o fundador do Starbucks, Howard Schultz, teve a inspiração para adotar os tamanhos de café que hoje são sua marca em todo o mundo.

Ok, e por que o uso destas expressões, em específico? É o que você vai saber agora!

A origem do tamanho dos cafés do Starbucks

O ano era 1986 e, nesta época, Schultz trabalhava em outra cadeia de cafés, a tal Il Giornale (ou “o jornal” em italiano). Então, o futuro dono da rede de cafés da sereia decidiu que, na sua empresa, essa seria a forma de pedir café.

Assim, se inspirou nos tradicionais bares de café italianos para adotar os tamanhos short, tall e grande. Certo, mas por que esses termos específicos?

Inicialmente, a resposta estaria em uma viagem que ele fez à Itália em 1983. Lá, ficou impressionado com a cultura dos cafés locais. Então, decidido a trazer um pouco desse encanto italiano para a nova empreitada americana, incorporou os tamanhos dos cafés do Starbucks conforme a tradição italiana.

Leia mais: Afinal, café descafeinado é perigoso para a sua saúde?

Quanto mede cada copo?

Sendo assim, quando as três primeiras lojas do Il Giornale passaram a chamar Starbucks, em 1987, os tamanhos únicos permaneceram. Mais ainda, se tornaram parte da identidade da marca.

Mais tarde, nos anos 90, o termo “venti“, que significa 20 em italiano, foi introduzido como o novo tamanho grande. Deste modo, consolidou ainda mais a influência italiana na cultura do café do Starbucks.

Hoje, quando você olha para o menu e confere o tamanho dos cafés do Starbucks, é difícil não sentir um pouco desse charme italiano nos nomes. Porém, ainda fica a dúvida sobre o quanto cada copo comporta. Em resumo:

  • short: 8 onças, ou seja, aproximadamente 237 ml
  • tall: 12 onças, ou seja, aproximadamente 355 ml
  • grande: 16 onças, ou seja, aproximadamente 473 ml
  • venti: 20 onças ou cerca de 591 ml para bebidas quentes e 24 onças ou cerca de 710 ml para bebidas geladas

Ah, e você já pediu um expresso? Pois bem, ele também tem seu próprio tamanho entre os cafés do Starbucks. Trata-se do demi, com 3 onças (aprox.88 ml).

Então, da próxima vez que fizer seu pedido no Starbucks, lembre-se de que há toda uma história por trás desses termos aparentemente simples. E quem sabe, talvez se transporte para as animadas ruas de uma cidade italiana enquanto saboreia sua xícara de café.

Comentários estão fechados.