Desafio matemático que causou polêmica nas redes sociais. Você consegue resolver?
Veja por que a expressão 6 ÷ 2 (1 + 2) provocou tanta discussão. A regra PEMDAS esclarece, e o resultado correto não é o que se imagina
Ultimamente, uma simples expressão matemática tem sido o pivô de uma grande polêmica nas redes sociais, tanto no Brasil quanto no exterior.
A controvérsia surgiu quando o debate começou sobre se o resultado de “6 ÷ 2 (1 + 2)” seria 1 ou 9. Esse tipo de discussão é comum na internet e sempre atrai novos interessados em desvendar os enigmas da matemática.
O problema não só provocou debates entre entusiastas e leigos, mas também incentivou muitos a revisitar conceitos elementares de operações matemáticas.
Por isso, agora vamos explorar exatamente como interpretar e resolver essa expressão, esclarecendo as polêmicas e apresentando a solução correta.
Como resolver corretamente a expressão 6 ÷ 2 (1 + 2)?
Para entender e resolver corretamente a expressão “6 ÷ 2 (1 + 2)”, é fundamental recordar a ordem das operações matemáticas, geralmente ensinadas nas escolas.
Essa regra é comumente representada pelo acrônimo PEMDAS (Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão, Adição e Subtração), e orienta a sequência correta a ser seguida para resolver qualquer expressão matemática.
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Explicando a regra PEMDAS na prática
O primeiro passo é resolver qualquer número ou expressão dentro dos parênteses. No nosso caso, temos (1 + 2), que resulta em 3. Em seguida, a expressão que temos é 6 ÷ 2 x 3.
Conforme a regra PEMDAS, devemos resolver as operações de multiplicação e divisão conforme aparecem da esquerda para a direita.
Ao realizarmos as operações de divisão e multiplicação de forma sequencial, da esquerda para a direita, obtemos:
6 ÷ 2 = 3
3 x 3 = 9
Por que há quem pense que o resultado é 1?
A confusão muitas vezes surge pela interpretação equivocada da ordem das operações. Algumas pessoas podem acreditar que o termo “2 (1 + 2)” deve ser tratado como uma única multiplicação, ou seja, 2 vezes 3, antes de dividir 6 por esse resultado (6 ÷ 6), o que resultaria em 1.
No entanto, essa linha de raciocínio não leva em consideração a regra de executar divisões e multiplicações sequencialmente, conforme aparecem na expressão, sempre seguindo a ordem da esquerda para a direita.
Dessa forma, não há questionamentos sobre a solução correta da expressão: ela realmente resulta em 9. Esse tipo de equívoco serve de alerta sobre a importância de compreender completamente as fórmulas e regras básicas da matemática para evitar confusões.
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Debates como esse são valiosos não apenas para esclarecer questões pontuais, mas também para ressaltar a beleza e a complexidade da matemática. Eles oferecem uma excelente oportunidade de aprender e revisitar conceitos que podem ter sido esquecidos.
E, mais importante ainda, evidenciam como a matemática é uma ciência exata, independente de interpretações, desde que suas regras sejam aplicadas corretamente.
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