Afinal, o que é a João Gomes que está viralizando na internet?
Explore os benefícios da planta nativa do Brasil com 100 vezes mais ferro que o espinafre
Você já ouviu falar da João Gomes? Não, não estamos falando do cantor, mas planta conhecida também como beldroega-grande. A princípio, essa hortaliça cresce facilmente em qualquer canto do Brasil, especialmente durante as épocas de chuva. E o que ela tem de mais? Uma verdadeira potência nutricional, capaz de fornecer mais ferro que o espinafre!
A planta alcança até dois metros de altura e é nativa do Brasil. E, possivelmente, deve ter algumas delas no seu quintal ou da sua avó. Saudável e versátil, é bem do tipo que o apresentador Rodrigo Hilbert gosta: aproveita-se das raízes às flores. Vem saber mais sobre ela!
Leia mais: Fraude alimentar: o que você precisa saber para proteger sua saúde
Tudo o que a João Gomes te oferece
Quando a gente fala que a planta tem uma série de propriedades nutricionais, não estamos exagerando. Só para ilustrar, ela é fonte de:
- ferro
- zinco
- magnésio
- vitaminas
- potássio
- proteínas
- outros minerais essenciais
Só para ilustrar, em uma entrevista ao Globo Rural no ano passado, a bióloga Augusta Costa destacou que a João Gomes é comparável ao espinafre em termos de valor nutricional. Mas com um diferencial impressionante: possui 100 vezes mais ferro!
E não para por aí! Apesar de a planta não exigir muitos nutrientes para crescer, é rica em propriedades medicinais. Por exemplo, pode ajudar a tratar problemas urinários, intestinais, gástricos e dermatológicos.
Leia mais: Como lavar maçãs, segundo Harvard? Não é como você pensa!
Versatilidade na cozinha
Além disso, uma das grandes vantagens da João Gomes é seu aproveitamento integral. Isso significa que você pode usar raízes, folhas e flores em diversas receitas, pois são todas comestíveis.
As folhas, por exemplo, podem ser consumidas cruas em saladas, refogadas ou até mesmo em sopas. Além disso, a planta pode ser a estrela de chás, sucos verdes, recheios de tortas, omeletes e pastas.
Leia mais: Você sabe higienizar brócolis? A maioria faz errado!
Cuidados no consumo
No entanto, é importante consumir essa hortaliça com cautela. A princípio, segundo especialistas, gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos devem evitar a João Gomes.
Então, da próxima vez que você se deparar com essa planta em seu quintal ou em uma feira local, lembre-se dos seus benefícios. Acrescentá-la à sua dieta pode ser uma maneira saborosa e nutritiva de diversificar refeições e cuidar da saúde. Com tantos nutrientes e versatilidade culinária, a hortaliça merece um lugar de destaque na sua cozinha.
Experimente novas receitas e aproveite ao máximo os benefícios da João Gomes! E, claro, sempre consulte um especialista antes de introduzir novos alimentos em sua dieta, especialmente se você tiver alguma condição de saúde específica.
Comentários estão fechados.