Por que cães gostam de rolar em cocô? O motivo poderá te surpreender
Rolar em cocô pode parecer nojento, mas para os cães, é uma prática antiga e importante, que pode ter algumas utilidades.
Você sabia que cachorros adoram rolar em cocô durante passeios ao ar livre? Simon Gadbois, um cientista que estuda o comportamento animal na Nova Escócia, Canadá, observou frequentemente sua border collie Zyla se esfregando em excrementos de castor enquanto rastreavam animais selvagens. Apesar do cheiro forte e desagradável, esse comportamento intrigante não afetava a capacidade de Zyla de seguir odores e rastrear outros animais. Mas, por que será que os cães gostam de rolar em cocô?
Leia mais: 5 nomes de Pokémon perfeitos para o seu cachorro. Confira!
Por que cães gostam de rolar no cocô?
Esse comportamento peculiar não é exclusivo dos cães domésticos. Isso porque lobos e outros canídeos também demonstram uma tendência similar. Embora os humanos tenham domesticado lobos há aproximadamente 23 mil anos, ainda existem muitos aspectos do comportamento canino que permanecem um mistério para nós.
Uma das teorias sobre por que cães rolam em cocô sugere que isso pode ser um resquício evolutivo de seus dias como predadores selvagens. Tal comportamento poderia ter servido como uma camuflagem olfativa, ajudando-os a se aproximar das presas sem serem detectados. Outra hipótese sugere que rolar em odores fortes pode ajudar a mascarar a presença do animal diante de outros predadores, uma estratégia de sobrevivência essencial no mundo selvagem.
Estudos mais recentes indicam que esse comportamento pode também ter uma função social importante entre os canídeos. Por exemplo, lobos e cães selvagens africanos frequentemente rolam em odores específicos para fortalecer o vínculo com sua matilha ou para melhorar sua posição social dentro do grupo.
Além disso, em estudos realizados em zoológicos, observou-se que lobos são seletivos quanto aos odores em que decidem rolar, frequentemente optando por cheiros que são novos e desconhecidos. Então, isso sugere que rolar em determinados odores pode ser uma forma complexa de comunicação, ajudando a transmitir informações sobre o ambiente para o resto da matilha.
Por mais estranho que possa parecer para nós, para os cães, rolar em cocô ou em carcaças pode ser uma forma de explorar o mundo. Essa ação permite que eles coletem informações olfativas que nós, humanos, simplesmente não conseguimos perceber. Portanto, da próxima vez que seu cão voltar feliz de um passeio, cheirando menos que agradável, lembre-se de que ele pode estar apenas praticando um antigo hábito canino, essencial para sua percepção sensorial e social.
E aí, você já tinha ideia de por que os cachorros gostam de rolar no cocô?
Comentários estão fechados.