Dia de São Valentim? Saiba como encontrar um amor para a sua vida

A data lembra duas figuras da Igreja Católica conhecidas por protegerem o amor e o casamento, ainda no Império Romano

Sabia que, no dia 14 de fevereiro, em vários países do Hemisfério Norte, comemora-se o Dia dos Namorados? Diferente do Brasil, a data é celebrada no Dia de São Valentim, o santo dos namorados. Mas, qual é a origem da data?

A princípio, a data veio da Igreja Católica, mais precisamente, duas pessoas que protegiam o casamento e, mais tarde, tornaram-se santas. Uma delas, como a gente sabe, é Santo Antônio, cujo instinto era sempre proteger o amor dos casais.

Mas, temos hoje celebra-se mesmo o Padre Valentim, de quem vamos conhecer a história, a seguir. Ah, e sobre ter alguém para passar o dia juntos, caso essa não tenha sido a sua vez, podemos até dar uma forcinha para que você passe o próximo acompanhado(a) com algumas “simpatias”.

A história de São Valentim

O Padre Valentim viveu no Império Romano, mais precisamente no reinado de Claudio II, no século II. Naquela época, o imperador acreditada que soldados solteiros eram melhores na guerra. Os casados, pelo contrário, seriam mais fracos. Logo, proibiu que os guerreiros se casassem.

Mas, para proteger o amor, o padre realizava as cerimônias às escondidas. Até que, em um triste dia, acabou preso. Apesar de falar firmemente sobre suas convicções sobre o casamento, foi condenado à morte e decapitado em 14 de fevereiro de 269.

No entanto, o padre não é o único Valentim que inspirou a data, não! Houve, ainda, o Dom Valentim de Terni, cuja missão era conciliar casais em conflito. Tudo começou ao intervir na briga de um jovem casal, simplesmente falando sobre o amor e o respeito.

Durante a conversa, comparou o matrimônio a uma rosa, ou seja, algo lindo, mas com espinhos, os quais são fundamentais para a sobrevivência da planta. O casal se reconciliou e, mais tarde, o bispo celebrou seu casamento, espalhando sua fama.

Contudo, Dom Valentim converteu o filósofo grego Crato e seus três discípulos, despertando a ira do imperador Aureliano. O que aconteceu? Foi preso e julgado, embora os gregos o defendessem ardentemente. E, assim como o primeiro Valentim, o bispo foi morto em um dia 14 de fevereiro, mas de 273.

Por isso, a data ficou marcada como o Dia de São Valentim, em homenagem aos dois protetores do amor.

Leia mais: Abra as portas da felicidade: 4 rituais para eliminar má sorte e prosperar na vida!

Orações para o Dia de São Valentim

Não encontrou ninguém para comemorar o Dia dos Namorados? Então, vamos dar uma forcinha com a oração a São Valentim para encontrar um novo amor e passar o próximo com uma boa companhia. Quem sabe não passa a data brasileira, 12 de junho, com alguém especial?

A oração abaixo foi retirada do portal Terra:

São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva.

Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes. Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para podermos desfrutar o amor, abençoados pela providência divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém“.

Gravou? Esperamos que tenha boa sorte em encontrar a sua alma gêmea! Mas, se já encontrou, que tenham uma celebração incrível em qualquer data que escolher!

Comentários estão fechados.