10 dicas para iluminar seus ambientes sem gastar nenhum centavo

Dicas para espaços mais claros, aconchegantes e energeticamente eficientes

Se tem uma coisa de que não podemos reclamar nesse país é a falta de sol! E, embora o calor extremo sim, incomode (ou até faça mal), existe um ponto positivo nessa luz toda: a luz natural para a casa. Pois é, um ambiente bem iluminado é, mais do que funcional, um prato cheio para o bom-humor e até a melhor percepção do espaço. Então, que tal conferir estas dicas práticas para transformar seu lar, tirando o melhor proveito dessa iluminação?

Só para reforçar, ambientes iluminados parecem maiores, mais acolhedores e vibrantes. Já uma sala ou quarto sempre escuro, além de pouco produtivo, acaba contribuindo de forma negativa para a saúde mental.

Então, abra a porta e a janela, e vem ver o sol nascer!

Leia mais: É preciso limpar a casa todos os dias? Especialistas revelam!

Maximize a luz natural

O primeiro passo para deixar o ambiente mais iluminado é desobstruir as janelas. Por isso, garanta que elas estejam livres de móveis ou cortinas pesadas durante o dia. Ou, pelo menos, prefira cortinas leves ou persianas que permitam a entrada da luz. Uma dica é usar persianas rolo, que podem ser facilmente recolhidas.

Ah, e não se esqueça de limpar as janelas, hein? Os vidros sujos bloqueiam a entrada de luz natural, além de deixar aquele aspecto descuidado.

Por fim, se tiver espelhos em casa, posicione-os estrategicamente nos cômodos para refletir a luz natural que entra pelas janelas. Isso funciona porque amplia a sensação de luminosidade no ambiente.

Escolha as cores certas

A princípio, aplicar cores claras nas paredes, como branco, bege ou tons pastéis, refletem a luz natural em vez de absorvê-la. Assim, os ambientes parecem mais amplos e iluminados.

Além disso, sempre que possível, opte por móveis em tons claros e tecidos leves, pois isso também deixa o espaço aberto e arejado. Por outro lado, evite cores escuras que possam absorver a luz e tornar o ambiente mais fechado.

Leia mais: 6 itens que atraem riqueza e prosperidade para a sua casa

A iluminação artificial também ajuda a luz natural

Não é porque estamos falando de luz natural que precisamos dispensar uma ajudinha, né? Portanto, tente combinar diferentes para criar uma atmosfera equilibrada. Vale, por exemplo, instalar:

  • luminárias de teto
  • abajures de chão e de mesa
  • luzes embutidas

Assim, você garante que cada canto do espaço esteja bem iluminado. Ok, mas quais luzes escolher? As lâmpadas de LED são excelentes, pois proporcionam uma luz brilhante e clara com menor consumo de energia.

Contudo, há também a opção das luzes dimerizáveis que podem ser ajustadas conforme suas necessidades. Isso permite criar diferentes ambientes e maximizar a luminosidade de acordo com o momento do dia.

Leia mais: Misturinha caseira para um carpete limpo e cheiroso em minutos!

Incorpore elementos refletivos

Use superfícies refletivas como tampos de granito, mesas de vidro ou acessórios metálicos. Estas medidas ajudam a difundir e amplificar a luz no ambiente.

Ademais, inclua elementos decorativos em cores metálicas, como dourado ou prateado. De modo geral, estas cores refletem a luz e adicionam um toque de sofisticação e brilho ao seu espaço.

Melhore a distribuição da luz, natural ou não

Durante à noite, não dá para usar a luz natural, certo? Mas, você pode otimizar o uso das lâmpadas colocando-as em locais estratégicos e iluminar áreas específicas do ambiente. Por exemplo, um abajur próximo ao sofá ou uma luz focada em uma obra de arte.

Além disso, luminárias direcionais, como spots e trilhos, focam a luz em áreas específicas. Deste modo, destacam características arquitetônicas e criando uma sensação de profundidade.

Leia mais: Será que você sabe lavar frutas e vegetais? A maioria faz errado!

Otimize o espaço

Ainda, para otimizar o aproveitamento da luz natural, prefira móveis com estruturas abertas em vez de peças sólidas e pesadas. Aqueles com pés aparentes ou prateleiras flutuantes permitem que a luz circule livremente. Consequentemente, evitam que o espaço pareça abarrotado.

Da mesma forma que precisa deixar as janelas limpas, mantenha o ambiente livre de desordem e objetos desnecessários. Um espaço organizado permite que a luz se espalhe mais facilmente, fazendo com que o ambiente se sinta mais iluminado e arejado.

Adicione elementos naturais

Por fim, por que não trazer plantas para os ambientes interiores? Elas não só trazem vida e cor, como também refletem e dispersam a luz, sobretudo quando colocadas em suportes de cores claras.

Com essas dicas, você pode transformar sua casa em um espaço mais brilhante e acolhedor. Ao maximizar a luz natural, escolher cores e móveis adequados e aproveitar as opções de iluminação artificial, você melhora significativamente a luminosidade da sua casa, fazendo cada cantinho brilhar com elegância e conforto.

Comentários estão fechados.