É o fim dos anéis de Saturno? A NASA explica!
De tempos em tempos, os anéis de Saturno tornam-se menos visíveis da Terra, mas podem desaparecer
Se há um símbolo do universo, são os anéis de Saturno. Recentemente, uma notícia agitou os entusiastas da astronomia: a ideia de que esses anéis desapareceriam! No entanto, a NASA está aqui para explicar esse fenômeno.
Antes de tudo, é importante esclarecer que Saturno não perderá realmente seus anéis em 2025, mas eles estarão quase no limite da visibilidade. Em outras palavras, serão praticamente invisíveis para os habitantes da Terra, conforme confirmado pela agência à CBS News.
De acordo com Amy Simon, cientista sênior do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, os anéis serão ligeiramente visíveis nos meses antes e após ficarem quase invisíveis. Vamos entender mais sobre isso?
Por que não veremos mais os anéis de Saturno?
Como sabemos, o planeta Saturno gira em um eixo inclinado a 26,7 graus. Isso significa que a visão dos seus anéis muda ao longo do tempo quando observados da Terra.
A cada 13 ou 15 anos, os anéis de Saturno ficam quase imperceptíveis, refletindo inicialmente muito pouca luz e se tornando extremamente difíceis de ver. Assim, eles se tornam praticamente invisíveis. E esse ciclo se repetirá, alcançando o ponto limite em 23 de março de 2025, para depois reaparecerem em alguns meses.
O desaparecimento leve nos próximos dois anos não é inédito. A última vez que os anéis de Saturno estiveram quase invisíveis foi em 2009.
No entanto, foi Galileu Galilei o primeiro a observar Saturno por meio de um telescópio no início do século XVII. Naquela época, seu equipamento não conseguiu identificar os anéis. Foi somente em 1655, com Christiaan Huygens, que se percebeu que Saturno possuía um ou mais anéis distintos em torno do planeta.
Desde então, os cientistas estudam os anéis de Saturno, e a missão Cassini-Huygens da NASA determinou que provavelmente se formaram há cerca de 100 milhões de anos.
Leia mais: Novo dispositivo é capaz de isolar o cérebro do resto do corpo: Como funciona?
Mas os anéis de Saturno podem desaparecer?
Apesar do desaparecimento temporário, há a possibilidade real de os anéis desaparecerem. Em 2018, as missões Voyager 1 e 2 da NASA confirmaram que a gravidade está gradualmente sugando essas estruturas. Isso se assemelha a uma “chuva de poeira” de partículas de gelo, influenciada pelo campo magnético do planeta.
Para ilustrar, essa “chuva de anéis” produz água suficiente para encher uma piscina olímpica a cada meia hora, o que poderia fazer os anéis de Saturno desaparecerem em 300 milhões de anos.
Além disso, a sonda Cassini também determinou que o material dos anéis de Saturno está caindo no equador do planeta, um fenômeno que pode acelerar seu desaparecimento em 100 milhões de anos.
É importante mencionar que Saturno, um gigante gasoso de 4 bilhões de anos, não é o único planeta com anéis. No entanto, os seus anéis são, sem dúvida, os mais espetaculares e complexos.
Outra curiosidade sobre o planeta é que um dia por lá, ou seja, o tempo para completar uma rotação, dura apenas 10,7 horas. Por outro lado, o tempo para completar sua órbita ao redor do sol é de 29,4 anos terrestres.
Comentários estão fechados.