8 erros que estragam panelas antiaderentes
De aquecer a panela sem óleo a guardar sem proteção, erros que estragam suas panelas e frigideiras antiaderentes
Todo mundo sabe que a panela antiaderente é uma grande aliada na cozinha. Afinal, é prática e, sobretudo, mais fácil de lavar. Ao mesmo tempo, pode se tornar um pesadelo se não usar ou cuidar corretamente. Sobretudo, se cairmos nestes erros que estragam panelas antiaderentes.
A verdade é que, na correria, ou por puro desconhecimento, acabamos cometendo algum deles. Por exemplo, na hora de lavar ou mesmo cozinhar. Portanto, que tal aprender como evitá-los?
Por dentro das panelas antiaderentes
Antes de tudo, vale conhecer o mecanismo da panela antiaderente para, assim, entender o quanto é sensível. De modo geral, panelas e frigideiras antiaderentes possuem uma camada especial para impedir que os alimentos grudem na superfície.
Essa camada, por sua vez, é feita de um material chamado politetrafluoretileno (PTFE), ou Teflon, seu nome comercial. O PTFE é um plástico resistente ao calor, à corrosão e ao atrito. Assim, facilita o preparo e a limpeza dos alimentos.
No entanto, trata-se de um material delicado, que pode se desgastar ou soltar da panela pelo contato com temperaturas muito altas. Ou, ainda, produtos químicos abrasivos e objetos cortantes.
Quando isso acontece, a panela perde a sua capacidade antiaderente e, principalmente, pode liberar substâncias tóxicas no alimento. Consequentemente, causa problemas de saúde como náuseas, dores de cabeça e alergias.
Erros que estragam a panela antiaderente
Como vimos, cuidar das panelas e frigideiras antiaderentes não se trata, apenas, de cozinhar melhor, mas também, questão de segurança. Por isso, veja quais erros levam a danos nestes itens para, então, evitá-los:
Óleo antiaderente em spray
Embora os sprays de óleo e azeite sejam práticos para distribuir o líquido pela superfície, acabam contribuindo para danificar a panela. Isso acontece porque formam camadas mais resistentes de remover.
Assim, alguns restinhos quase imperceptíveis acabam ficando colados no fundo, mesmo depois das lavagens. Daí, na tentativa de remover, causam danos na panela ou frigideira.
Um dos erros que estragam panelas antiaderentes é esquentar a panela antes de colocar óleo ou manteiga
Na correria, ocorre de colocar a frigideira ou panela sobre o fogo, antes mesmo de acrescentar manteiga ou óleo. Mas, quando o utensílio esquenta sozinho, aumenta a chance do material estragar e, ainda, soltar toxinas no alimento.
Lavar na máquina de lavar louças
A máquina de lavar, sem dúvidas, facilita (e muito), a vida. No entanto, ainda que não traga problema algum quanto à segurança, lavar no eletrodoméstico é um dos erros que estragam a panelas antiaderentes.
Isso se dá, principalmente, devido ao calor. Além disso, sabões abrasivos também desgastam a camada protetora.
Usar fogo alto é um dos erros que estragam panelas antiaderentes
Assim como aquecer a panela antes de colocar óleo, usar fogo alto também danifica a camada. Afinal, o calor excessivo prejudica o material, além de provocar a liberação de toxinas.
Cozinhar com ou usar ferramentas de metal
Como mencionamos no início, objetos cortantes ou qualquer ferramenta de metal arranha a panela. Assim, danifica a camada antiaderente, soltando-a do utensílio.
Deixar a comida grudar
Sabe quando o alimento queima? Pois é, isso ocorre porque o calor do fogo ressecou a comida, portanto, aumenta os riscos de grudar na panela. Logo, o ideal é colocar um pouquinho mais de água ou óleo antes de chegar a este ponto. Ou, mesmo, desligar a chama.
Outro dos erros que estragam panelas antiaderentes é guardar sem proteção
Por vezes, devido à falta de espaço, guardamos frigideiras e panelas empilhadas. Não é problema algum, mas quando se trata de materiais antiaderentes, não se deve fazer isso sem alguma proteção. O atrito entre os objetos danifica o material, fazendo com que risque ou se solte.
Limpar a frigideira antiaderente com esponja de aço
Por fim, outro dos erros comuns que estragam panelas antiaderentes está na hora de lavar. O propósito do material é, justamente, não deixar a comida grudar. Portanto, não tem tanto sentido usar esponjas de aço para lavar, né?
Como preservar suas panelas antiaderentes
Agora que já sabe que erros normalmente estragam suas panelas antiaderentes, que tal aprender a preservá-las? Algumas dicas são bem simples, por exemplo:
- Não colocar a panela ou frigideira no fogo muito alto, priorizando o mais brando
- Sempre unte o utensílio antes de aquecer
- Na hora de lavar, evite colocar água enquanto ainda estiver quente
- Use espátulas ou colheres de plástico para misturar os alimentos na panela
- Ao lavar, use a esponja no lado macio, preferencialmente, com sabão neutro
Assim, você evita danificar o material, preservando seus utensílios por mais tempo e, mais importante, cuidando da sua segurança alimentar.
Comentários estão fechados.