5 especiarias para adicionar ao café e melhorar a memória

Conheça os benefícios de adicionar certas especiarias ao café que você bebe no dia a dia

Difícil encontrar alguém que não tenha o hábito diário de tomar café pela manhã. No Brasil e no mundo, o costume inegavelmente se enraizou na rotina de milhões de pessoas. Para muitos, não se trata apenas de uma fonte de energia, mas também uma espécie de ritual que marca o início de cada dia. Mas, sabia que 5 especiarias para adicionar ao café ainda podem melhorar sua memória?

Pois é, a bebida, com seu aroma tentador e sabor estimulante, atua como um boost que vai além da simples ingestão de cafeína. Desde que consumido moderação, o café oferece uma variedade de benefícios à saúde.

Só para ilustrar, funciona como um estimulante que ajuda a melhorar a concentração, a memória e o estado de alerta. Além disso, é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.

Por fim, a bebida pode melhorar o desempenho físico ao mobilizar ácidos graxos dos tecidos. Desta forma, aumenta a disponibilidade de energia. Tanta coisa boa só tem a ganhar com especiarias que, sozinhas, já fazem um bem danado ao organismo.

Especiarias para adicionar ao café

Além de dar um sabor especial ao cafezinho, se adicionarmos certas especiarias, potencializamos os benefícios para a memória.

Canela

A canela, famosa por seu sabor distintivo e aroma quente, inicialmente traz importantes melhorias na função cognitiva e concentração. Só para exemplificar, alguns estudos sugerem que compostos podem ter efeitos positivos na saúde cerebral.

Sendo assim, o condimento torna-se uma opção interessante para quem busca impulsionar seu desempenho mental.

Cúrcuma

Graças ao seu componente ativo curcumina, uma das especiarias para adicionar ao café é objeto de estudos que destacam as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Por isso, ao adicioná-la ao café, pode-se proporcionar um impulso adicional à saúde cerebral. Consequentemente, contribui para a proteção contra o estresse oxidativo e a inflamação.

Cardamomo é uma das especiarias para adicionar ao café

Esta especiaria, com seu aroma único e sabor picante, primeiramente, enriquece a experiência sensorial do café. No entanto, também possui propriedades que podem ajudar a combater o estresse e melhorar a memória.

Ou seja, o cardamomo adiciona uma dimensão extra à bebida, tanto em termos de sabor quanto de possíveis benefícios cognitivos.

Gengibre

Todo mundo sabe que o gengibre possui importantes propriedades anti-inflamatórias. Porém, acredita-se que também possa favorecer a função cerebral, assim como a concentração quando incorporado ao café.

Sendo assim, além de adicionar um toque picante e estimulante, o gengibre pode ser uma adição interessante para aqueles que buscam melhorar seu desempenho mental.

Uma das especiarias para adicionar ao café é a noz-moscada

Por fim, a noz-moscada, em pequenas quantidades, não só confere um sabor distinto, mas também tem sido associada a efeitos positivos na memória e no humor.

Em suma, ao adicionar essas especiarias à bebida matinal, cria-se uma experiência deliciosa e potencialmente benéfica para a saúde cerebral. Assim, transforma a rotina diária de tomar café em uma oportunidade para apoiar a função cognitiva.

Mas, afinal, o café faz bem ou mal à saúde?

A questão é que, há décadas, existe uma controvérsia sobre benefícios ou malefícios do café para a saúde. Contudo, o questionamento se concentra na cafeína que, em doses moderadas, é uma amiga do organismo.

Porém, tudo muda com o exagero. Saiba mais sobre a relação da cafeína e da saúde aqui.

Comentários estão fechados.