Estudo revela: indivíduos bilíngues apresentam um nível maior de concentração

Estudo mostra que pessoas bilíngues são mais capazes de ignorar distrações, o que pode ser essencial para o aprendizado de um novo idioma.

Você conhece alguém que tem facilidade para aprender novos idiomas? Tenho certeza que sim! Enquanto muitos investem anos e anos em cursinhos para aprender o básico de uma língua, outros conseguem aprender apenas assistindo TV ou jogando jogos em outro idioma.

Por perceber essa facilidade que algumas pessoas apresentam, a Universidade da Flórida resolveu conduzir um estudo, no qual analisaram dois grupos de pessoas: os bilíngues e os monolíngues.

Dessa forma, eles conseguiram notar que as pessoas bilíngues apresentam um nível de cognição mais alto, o que pode ser essencial para o aprendizado de um novo idioma. Quer saber como isso acontece? Vamos te contar.

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Como ocorreu o estudo

Durante o estudo, avaliou-se a diferença no controle de atenção dos grupos e a capacidade de ignorar distrações. Foi observado que o grupo com pessoas bilíngues tinha uma maior capacidade de ignorar distrações ou informações que não eram relevantes para o momento de aprendizado.

De acordo com Edith Kaan, professora do departamento de linguística da Universidade da Flórida, essa capacidade é importante ao falar outro idioma, uma vez que é preciso suspender um idioma para se concentrar no outro.

Por exemplo, se você fala português e inglês e precisa falar apenas em inglês, precisará deixar o português de lado por um tempo para se concentrar em entender e comunicar-se em inglês.

Acontece que muitas pessoas tentam traduzir o idioma enquanto se comunicam, o que pode gerar distrações e prejudicar o aprendizado. Pessoas que têm facilidade para fazer essa suspensão apresentam um maior controle de atenção.

Como se dá esse controle de atenção?

Para chegar a essa conclusão, foi necessário analisar diversos mecanismos cognitivos dos participantes, como a tomada de decisões, a resolução de problemas, a memória e a atenção. Desta vez, os pesquisadores utilizaram a tarefa de Custo de Repetição Parcial, que avalia como os participantes lidam com as informações recebidas.

Através desse estímulo, é possível observar como os participantes controlam a atenção diante das informações recebidas. Dessa forma, foi possível constatar que os bilíngues conseguem ignorar informações irrelevantes no momento, em uma proporção maior do que os monolíngues.

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Os pesquisadores ressaltam que esse tipo de informação não é uma sentença definitiva e pode ser alterada com o estímulo adequado. Portanto, a cognição pode tanto evoluir quanto regredir no caso de pouco uso de uma segunda língua.

Além disso, os pesquisadores destacam que essa não é uma vantagem exclusiva dos bilíngues e que pessoas com um nível menor de cognição também podem aprender um novo idioma. Pelo contrário! Aprender um novo idioma pode ajudar a aumentar o nível de cognição e todos se beneficiam com esse estudo.

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