O exercício que queima gordura mesmo sentado: veja como fazer

Pesquisa revela como um movimento do músculo da panturrilha pode ajudar na perda de peso e no controle da glicemia.

O sedentarismo é um dos males do século. Isso porque, muitas vezes, trabalhamos sentados e no máximo levantamos para ir ao banheiro, ou para pegar um copo de água. Assim, ao final do dia, é comum que nos sintamos cansados e não dê tempo nem ao menos de fazer um exercício, ou de ir à academia. Mas, e se existisse um exercício físico que você pudesse fazer enquanto está sentado e também ajudasse na queima de calorias?

Pois é! Um estudo recente conduzido pela Universidade de Houston, nos Estados Unidos, mostrou que é possível, sim, queimar gordura e melhorar o controle da glicose no sangue enquanto se está sentado. O exercício foca no músculo sóleo, localizado na panturrilha, e, quando ativado de forma correta, pode elevar o metabolismo oxidativo por horas. Dessa forma, aumentando a queima de calorias de forma eficaz. Então, quer saber um pouco mais a respeito? Confira a seguir!

Leia mais: 6 bebidas deliciosas para saúde do seu cérebro: melhore a memória e seu foco

Como um exercício sentado pode ativar o metabolismo?

O exercício que envolve o músculo sóleo ativa o metabolismo ao aumentar o consumo de oxigênio e estimular o metabolismo oxidativo, que é a queima de gorduras, carboidratos e proteínas para gerar energia. Nesse sentido, o sóleo é um músculo pequeno, mas extremamente eficiente. Sendo capaz de sustentar contrações por longos períodos sem fadiga, mesmo com movimentos simples, como levantar e abaixar o calcanhar enquanto sentado.

Esse processo de contração utiliza menos glicogênio, favorecendo a queima de gorduras e melhorando o controle da glicemia, o que ajuda a acelerar o metabolismo de forma contínua. Como usa menos glicogênio, é possível fazer contrações mesmo por longos períodos, mesmo sem atingir a fadiga muscular. Essas contrações ajudam a reduzir a glicemia após as refeições, reduzindo o pico de insulina e melhorando o metabolismo lipídico.

O movimento do músculo sóleo foi alvo de estudos por cientistas, entre eles o Marc Hamilton, que explica que ele tem uma capacidade surpreendente de controlar o açúcar no sangue e o metabolismo de gorduras. De acordo com a pesquisa, o exercício realizado com esse músculo aumenta em 52% o controle da glicemia. Além disso, reduz em 60% a necessidade de insulina após a ingestão de uma bebida com glicose.

Por outro lado, o estudo destaca que, ao ativar esse músculo, o corpo utiliza uma mistura diferente de combustíveis, como carboidratos, lipídios e proteínas. O que ajuda a manter o metabolismo em alta por mais tempo.

Leia mais: O que é melhor: tomar banho de manhã ou à noite?

Como fazer o exercício corretamente?

O melhor de tudo é que esse exercício pode ser feito sentado, sem a necessidade de grandes esforços físicos. Para realizar o movimento, basta sentar-se com os pés apoiados no chão, relaxar os músculos e, em seguida, levantar e abaixar o calcanhar repetidamente. Isso ativa o músculo sóleo e promove o aumento do metabolismo oxidativo.

Por ser um exercício de baixo impacto, ele pode ser praticado por longos períodos. Tornando-se uma ótima opção para quem passa muito tempo sentado e busca combater os efeitos negativos do sedentarismo.

Leia mais: Posso tirar a parte do mofo no morango e comer o restante? Especialista responde!

Benefícios para a saúde

Entre os principais benefícios do exercício com o sóleo, estão a melhora no controle da glicose, a redução do risco de diabetes e a queima de gorduras. Além disso, o estudo sugere que essa prática pode ajudar a prevenir doenças como obesidade, problemas cardíacos e até demência, pois mantém o metabolismo ativo sem exigir atividades físicas intensas.

Assim, este simples movimento pode ser uma solução eficaz para quem busca melhorar a saúde e manter o metabolismo funcionando, mesmo em situações de sedentarismo.

Comentários estão fechados.