Não curte academia? 4 truques para manter-se ativo no dia a dia
Mantenha-se saudável com estas dicas simples e eficientes
Manter um estilo de vida saudável e um corpo funcionando bem requer atividade física regular. No entanto, a rotina muitas vezes dificulta a ida à academia ou o exercício em casa. O que não justifica cair no sedentarismo, hein? Para te empurrar, trouxemos alguns truques simples que você pode incorporar ao seu dia a dia para exercitar o corpo em poucos minutos. Exercícios simples, como caminhar ou subir aquela ladeira da qual tanto foge.
Leia mais: 5 motivos para viajar antes da aposentadoria e não se arrepender depois
1. Caminhe mais rápido
Não é para correr, mas apenas acelerar o passo. Segundo o portal Terra argentino, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, do Governo dos Estados Unidos, explica que o ritmo adequado é aquele que permite manter uma conversa, mas não cantar.
Por isso, uma maneira de manter esse passo ligeiro é ouvir música com um ritmo de 100 batidas por minuto. Se você procurar no YouTube ou Spotify “music 100 bpm” encontrará muitas faixas que vão servir.
2. Correr de vez em quando é um dos exercícios mais simples
Também não é necessário entrar em uma maratona. Você pode começar a correr durante 30 segundos a cada 5 ou 10 minutos de caminhada. Existem evidências que demonstram que o treinamento intervalado de alta intensidade é especialmente benéfico para a saúde.
Leia mais: Os bastidores financeiros dos atletas olímpicos: quanto eles realmente ganham?
3. Adicione treinamento de força
Você pode usar pesos nos tornozelos e nas mãos para se exercitar em casa mesmo. Isso aumenta automaticamente o esforço cardiorrespiratório e também o muscular. Além disso, você multiplica o número de calorias que queima.
Para conseguir um efeito semelhante, você também pode fazer alguns exercícios simples. Por exemplo, agachamentos, flexões de braços ou abdominais. Assim, trabalha diferentes grupos musculares.
Uma dica, inclusive, é fazer isso após a caminhada. Isso faz com que esta seja um exercício muito mais completo e, portanto, benéfico.
Leia mais: Quais são as melhores vitaminas para combater o cansaço?
4. Um dos exercícios simples é escolher um caminho com subidas
Por fim, o hábito de subir e descer escadas, bem como subidas íngremes ou colinas, é um indicador claro de longevidade. Só para exemplificar, há regiões da Itália onde é muito mais provável que as pessoas alcancem os 100 anos do que em outros lugares por isso.
Ao subir escadas ou uma ladeira, você também pode acelerar o ritmo e mover os braços com força. Assim, transforma sua caminhada em um treinamento profissional. Porém, cuide da sua postura: não se incline muito para frente, mantenha as costas eretas e os ombros bem posicionados.
Também não vá muito além do que seu corpo permite. Uma dica, sobretudo se sair do sedentarismo, é aumentar o ritmo gradualmente.
Comentários estão fechados.