5 expressões da cultura pop que usamos no dia a dia
Saiba como filmes, músicas e séries populares ajudaram a criar algumas das expressões mais usadas no dia a dia.
A cultura pop tem um impacto profundo na forma como nos expressamos, moldando desde nossos gostos até o vocabulário que utilizamos diariamente. Afinal, muitas expressões que usamos sem pensar duas vezes têm suas raízes em filmes, músicas e séries, mostrando como o entretenimento influencia a linguagem. Por isso, aqui vamos mostrar cinco expressões comuns que foram popularizadas pela cultura pop e que você provavelmente já usou.
Leia mais: 7 palavras que indicam arrogância e você deve evitar
Frases e expressões da cultura pop que provavelmente você já usou
1. “Coisas para fazer antes de morrer”
Essa expressão ganhou destaque com o filme Antes de Partir, lançado em 2007, estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman. No longa, os personagens, ambos com doenças terminais, elaboram uma lista de tarefas que desejam completar antes de morrer. Assim, desde então, “coisas para fazer antes de morrer” se tornou uma frase popular para se referir a metas ou desejos a serem realizados antes de um grande evento ou do final da vida.
2. “Amigos com benefícios” ou “amizade colorida”
Embora o conceito de “amigos com benefícios” seja amplamente conhecido hoje, ele foi popularizado inicialmente pela música “Head Over Feet” de Alanis Morissette, lançada em 1995. Nesse sentido, a frase refere-se a uma relação entre amigos que inclui intimidade física sem o compromisso de um relacionamento romântico. Com o tempo, essa expressão se tornou sinônimo de um tipo específico de amizade moderna.
Leia mais: Harvard revela qual é o segredo da felicidade nas mulheres
3. ” Vivendo na matrix”
A expressão “vivendo na matrix” se popularizou após o lançamento do filme Matrix em 1999. Ela é usada para descrever uma realidade ilusória ou para questionar se o que percebemos como real é, de fato, verdadeiro. No filme, os personagens vivem em uma simulação criada por máquinas, e o termo “Matrix” passou a representar qualquer situação onde se vive uma ilusão ou uma realidade fabricada.
4. “Zona de conforto”
Embora não tenha uma origem específica na cultura pop, a expressão “zona de conforto” se tornou onipresente no discurso cotidiano, em grande parte devido à popularidade de filmes e livros de autoajuda. Refere-se ao espaço psicológico onde uma pessoa se sente segura e sem estresse, mas também onde o crescimento pessoal é limitado. Muitas narrativas de superação na mídia incentivam sair da “zona de conforto” para alcançar novas conquistas.
Leia mais: O que significa olhar para cima enquanto fala com alguém, segundo a psicologia
5. “Meh”
A palavra “meh” é uma expressão de indiferença ou tédio, popularizada pela série Os Simpsons. Em um episódio da sexta temporada, o personagem Bart Simpson usa “meh” para expressar seu desinteresse por algo que sua irmã Lisa disse. Desde então, a expressão se espalhou, sendo usada por pessoas de todas as idades para indicar algo que consideram mediano ou pouco interessante.
Dessa forma, essas expressões ilustram como a cultura pop vai além do entretenimento, moldando a forma como nos comunicamos e interpretamos o mundo ao nosso redor.
E aí, qual dessas frases e expressões da cultura pop você ainda usa hoje em dia?
Comentários estão fechados.