Farpa no dedo: afinal, o que acontece se você não tirar?
Por menor que seja o pedaço, a extração é fundamental para evitar infecções
Uma situação comum do cotidiano é se machucar com farpas, ao tocar em móveis ou pedaços de madeira. Apesar de parecer inofensivo, não se deve deixar a farpa no corpo por muito tempo. Mas o que acontece se não removê-la?
Geralmente, as farpas entram através da epiderme, a camada mais externa da pele. Algumas farpas ficam superficiais e podem ser retiradas com uma pinça, porém, há casos mais graves em que a farpa atinge camadas mais profundas, podendo até mesmo afetar nervos e ossos.
Ainda que pequenas, as farpas causam incômodo e a dor aumenta conforme o tamanho. Por isso, é importante removê-las para evitar infecções. Mas como fazer isso corretamente?
Como retirar uma farpa do dedo?
Em alguns casos, é possível remover a farpa com uma pinça. No entanto, é fundamental agir com cuidado e higiene, pois a exposição da pele pode piorar a situação se o instrumento não estiver limpo. Primeiramente, lave a região com água e sabão para evitar infecções.
Evite esfregar ou espremer a área, mesmo que seja tentador. Utilize pinça esterilizada, fita adesiva ou bicarbonato de sódio para a extração. O bicarbonato, aplicado em pasta e coberto com esparadrapo, pode auxiliar na remoção da farpa.
Caso haja inflamação ou infecção, é importante buscar ajuda médica. O médico removerá a farpa e poderá receitar medicamentos. Cirurgias são raras e são realizadas em casos graves que lesionam tecidos como nervos e tendões.
Leia mais: 5 coisas que você faz e aceleram a perda de colágeno
E se não remover a farpa?
O ideal é não deixar a farpa no dedo, já que o organismo tentará eliminá-la naturalmente. Porém, se houver bactérias, fungos ou outros microorganismos nocivos, a situação pode se complicar, levando a infecções graves na pele.
A extração da farpa é importante para evitar complicações maiores. É melhor lidar com o problema imediatamente do que arriscar consequências graves, como infecções generalizadas que podem levar à morte.
Comentários estão fechados.