Você come abóbora? Então, há 5 coisas que deveria saber antes

A abóbora é um dos legumes mais consumidos no mundo

Você sabia que a abóbora é um dos legumes mais consumidos no mundo? Pois é, como vamos ver, isso se dá, sobretudo, por ser extremamente versátil. Assim, tornou-se muito popular na culinária mundial. Mas, embora tão comum, existem alguns fatos sobre a abóbora que você, provavelmente, nem sabia. E, vamos te contar agora!

Ok, mas antes de mais nada, por que há tanto consumo da abóbora? Primeiramente, pela variedade do legume. Ademais, tem cultivo global, pois se adapta bem a qualquer tipo de solo. Sem falar na versatilidade de preparo, né? Só para ilustrar, dá para consumi-la por inteiro, desde a polpa à casca.

É, se você não sabia, tanto a casca quanto as sementes são ricas em uma série de nutrientes. Por exemplo, magnésio, zinco, ácidos graxos essenciais, proteínas e fibras.

Leia mais: 10 alimentos que você deve evitar se quiser viver mais

Um dos fatos sobre a abóbora é sua origem nas Américas

Como já comentamos, ainda que o legume seja conhecido globalmente, sua origem remonta às Américas, mais especificamente à região da Mesoamérica. Os povos indígenas dessa área a utilizavam a abóbora como um alimento fundamental em suas dietas. Mais ainda, a consideravam sagrada.

Porém, os espanhóis e portugueses a disseminaram pelo mundo, de tal forma a, atualmente, ser cultivada em vários países. Isso se dá principalmente pela adaptação aos diferentes climas e tipos de solo.

O número de variedades

Conte para a gente: quantos tipos de abóbora você conhece? Tem a verde, cabotiá e por aí vai, né? Pois, existem mais de cem variedades deste legume ao redor do mundo. Claro que cada uma com características únicas de sabor, textura e cor. Algumas das mais conhecidas incluem:

  • abóbora italiana
  • abóbora do tipo camote
  • abóbora butternut
  • abóbora macre

No Brasil, ainda temos a bolota e aquela típica do Halloween. Qual é a sua preferida?

Leia mais: Açafrão e cúrcuma: você sabe qual a diferença? Veja os benefícios

Benefícios nutricionais

A abóbora é uma fonte incrível de nutrientes. Só para exemplificar, o legume é rico em fibras, antioxidantes, vitamina A, vitamina C e potássio. Além disso, possui baixas calorias e gordura, o que a torna ideal para uma dieta balanceada e saudável.

A possibilidade de consumo integral é um dos melhores fatos sobre a abóbora

Diferente de outros legumes, a abóbora pode ser consumida por inteiro, incluindo a casca e as sementes. A primeira é rica em fibras e antioxidantes. As sementes, por outro lado, são uma excelente fonte de proteínas, ácidos graxos essenciais e minerais, como zinco e magnésio. Inclusive, o Mesa Brasil, iniciativa incrível do SESC para alimentação sustentável, tem algumas receitas ótimas aproveitando todas as partes da abóbora.

Usos culinários

Quase uma extensão do fato anterior, a abóbora é um ingrediente extremamente versátil na cozinha. Só para exemplificar, pode ser preparada de várias maneiras, como assada, grelhada, em purê, sopas e cremes. Ainda, as sobremesas, como o delicioso doce de abóbora.

Essas possibilidades todas se devem sobretudo por seu sabor doce e suave. Assim, dá para fazer uma série de combinações com uma grande variedade de ingredientes e especiarias. Ou seja, um legume perfeito para todos os tipos de pratos.

E aí, você sabia de todos estes fatos sobre a abóbora? Tem alguma receitinha especial com este legume? Compartilhe com a gente!

Comentários estão fechados.